Desafios do ensino superior no contexto da Quarta Revolução Industrial

uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Cleunisse Aparecida Rauen De Luca Canto SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis
  • Ana Cristina Cravo Miguel, Sra. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Quarta Revolução Industrial, Indústria 4.0, Ensino Superior, Gestão do Conhecimento

Resumo

A Quarta Revolução Industrial é marcada por avanços tecnológicos emergentes em vários campos, melhorando a eficiência dos negócios e das organizações, ajudando a regenerar o meio ambiente natural por meio de uma melhor gestão de ativos, e incorporando um novo conceito na sociedade para os seres humanos. Considerando a necessidade de compartilhamento de conhecimentos neste novo contexto, o ensino superior se configura como um espaço para trabalhar com as novas tecnologias e aumentar a competência das pessoas. Assim, analisar os desafios do ensino superior no contexto da Quarta Revolução Industrial é o objetivo principal desta revisão sistemática. A questão da pesquisa que norteou o estudo foi: Quais são as evidências apontadas em estudos teórico-empíricos quando se trata da quarta revolução industrial e seus efeitos sobre o ensino superior? Para tanto, utilizamos as bases de dados Scopus, Web of Science, Eric, Scienc Direct e Google Scholar para realizar de forma sistemática e estruturada esta revisão. Dos 24 artigos selecionados, 10 foram alvo deste estudo. Os resultados mostraram que conhecer os conceitos da 4ª Revolução Industrial permite que as instituições de ensino superior melhorem suas estratégias e sua capacidade de processos, criando modelos diferenciados e aumentando a eficiência no gerenciamento e no compartilhamento de conhecimentos. Concluímos que os impulsionadores tecnológicos da quarta revolução industrial são conhecimentos essenciais para o ensino superior, garantindo um indivíduo vinculado as mudanças necessárias nesta nova era.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleunisse Aparecida Rauen De Luca Canto, SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Magistério (1988) e Supervisão Escolar (1989). Curso de Aperfeiçoamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1992) e Formação de Instrutores (1994). Mestre em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)(2004) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Especialista de Ensino e Docente na Pós-Graduação. Avaliadora do INEP/MEC. Experiência em educação com ênfase no processo ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Canto, C. A. R. D. L., Miguel, A. C. C., Freire, P. de S., Dandolini, G. A., & Souza, J. A. de. (2019). Desafios do ensino superior no contexto da Quarta Revolução Industrial: uma revisão sistemática da literatura. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 12(1), 60–76. Recuperado de https://etech.sc.senai.br/edicao01/article/view/1028

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)