Governança de redes interorganizacionais

uma revisão sobre os mecanismos de governança para a aprendizagem

Autores

  • Fernanda Kempner Moreira Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-1741-2701
  • Patricia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Governança, Redes Interorganizacionais, Mecanismos de governança

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os mecanismos de governança interorganizacional presentes na literatura. Foi realizada pesquisa bibliografia e revisão sistemática da literatura nas bases de dados WoS e Scopus com os descritores “mechanism* of governance” OR “mechanism* governance”. Foram identificados dois tipos de mecanismos de governança para redes interorganizacionais. Os mecanismos formais são caracterizados pela formalização das relações entre os participantes da rede. Seu principal objetivo é reduzir os riscos envolvidos nas transações em rede, controlar o oportunismo, coordenar as expectativas e comportamentos das organizações da rede e evitar a dissolução de colaborações interorganizacionais. Já os mecanismos informais são caraterizados pelos relacionamentos, e não pela estruturação burocrática. Estabelecem procedimentos flexíveis baseados na confiança e cooperação dos partícipes, o que pode ser mais adequado especialmente quando a formalização se apresenta onerosa e difícil. Buscou-se reunir os mecanismos de governança de redes interorganizacionais relatados na literatura, visando contribuir para o avanço das pesquisas sobre a temática. Não se encontrou nas buscas nenhum artigo que fizesse a relação entre os mecanismos existentes para a governança de redes interorganizacionais. Entendendo-se que o conhecimento destes mecanismos é importante para o uso adequado dos mesmos na governança das redes, o valor desta pesquisa encontra-se não só no quadro resumo dos mecanismos, mas na compreensão de que o uso combinado dos mecanismos formais e informais garantem que a rede alcance resultados mais efetivos, auxiliando, inclusive, na evolução para a rede de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Kempner Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/ UFSC). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC (2011). Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas (2002) e Gestão Financeira e Contábil (2008). Graduada em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (2001). Membro do Grupo de Pesquisa ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação). Atua como docente em disciplinas dos cursos de Administração, Engenharia da Produção e Processos Gerenciais. É autora de diversos artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros. Atualmente suas pesquisas estão voltadas para a Governança, as Redes de Aprendizagem, as Redes Interorganizacionais, a Governança Multinível e a Segurança Pública.

Patricia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo EGC/UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010). Autora de diversos livros e mais de 100 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódicos e capítulos de livros. Foi contemplada com o segundo lugar no Prêmio Jabuti no ano de 2011 e teve outros artigos premiados em congressos. Por dois anos seguidos, 2011 e 2012, foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em Gestão do Conhecimento no Brasil pelo MAKE Award Brasil. Primeiro lugar geral do Prêmio de Mérito Acadêmico do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC em 2009 e primeiro prêmio para a área de gestão do conhecimento em 2010. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação pela PUC/RJ (1986). Especialista em Marketing pela ESPM/RJ (1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006). Atualmente é líder do Laboratório ENGIN - (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação) e editora da Revista IJKEM.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Moreira, F. K., & Freire, P. de S. (2020). Governança de redes interorganizacionais: uma revisão sobre os mecanismos de governança para a aprendizagem. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 39–52. Recuperado de https://etech.sc.senai.br/edicao01/article/view/1081

Edição

Seção

Artigos