Governança na dinâmica da inovação social

conceitos e características

Autores

  • Márcia Aparecida Prim Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1087

Palavras-chave:

Inovação social, Governança, Dinâmica da inovação social

Resumo

A inovação social é um conceito emergente, que rompe as fronteiras dos interesses inovativos puramente comercial. Trata-se de um novo paradigma, com o foco no atendimento das necessidades sociais, onde as redes de colaboração e o envolvimento de vários atores formam um ambiente propício para a aplicação de mecanismos de governança. Assim, a governança apresenta-se como um elemento essencial à inovação social, por ser entendida como um processo de coordenação de atores, de grupos sociais e de instituições diversas, para alcançar objetivos comuns. Neste sentido este artigo tem por objetivo discutir a governança na dinâmica da inovação social, seus conceitos e características. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science. Após leitura dos documentos, foram considerados válidos 14 artigos para formação do corpus da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa básica de cunho qualitativo e descritivo. Como resultado destaca-se a confirmação da importância da governança na dinâmica da inovação social e aponta para a necessidade de mudança do modo de governança centralizadora e autoritária, para um eixo mediador e facilitador. Esta ênfase tem uma relação progressiva com os processos participativos, envolvimento em redes, mecanismos de colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Prim, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e mestre em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Faculdade de Tecnologia AeroTD. Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing (2010) pela Sociedade Educacional de Santa Catarina Única/ SOCIESC. Ganhou o Prêmio de Mérito Discente de Produtividade (turma mestrado de 2015 e turma doutorado 2017) e Mérito Acadêmico da Sociedade Educacional de Santa Catarina Única/SOCIESC em 2010. Possui experiência na área de gestão de projetos, gestão de empresas, setor privado e terceiro setor, bem como na área de treinamento e desenvolvimento. Atua como membro do Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) (UFSC/ CAPES), na linha de pesquisa em Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade. Realiza pesquisas principalmente nas áreas de inovação social e sua governança. É autora de artigos em periódicos especializados, capítulos de livros e anais de congresso nacionais e internacionais.

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Engenharia do Conhecimento. Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e em Direito pela Universidade do Sul Catarinense. Mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Trabalhou na Universidade Federal de Pelotas de 1993 a 2007 como professor na área de Matemática, atuando especialmente em Educação a Distância. Foi coordenador dos Cursos de Graduação em Matemática e Matemática a Distância (2005-2006). Pesquisa na área de Inovação, Inteligência Artificial, Gestão do Conhecimento, Gestão de Risco e Controle Interno e Universidade Corporativa e faz parte de três grupos de pesquisa IGTI: Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) (Líder), Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) e Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLON). Ministra as disciplinas Projetos Interdisciplinares, Gestão de Inovação e Lógica Matemática na Graduação. Na pós-graduação, atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de Inteligência e Gestão para Inovação.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre (1997) e doutora em Engenharia de Produção (2000), e licenciada em Matemática (1992) pela UFSC. Foi professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) entre 2003 e 2007, onde foi coordenadora dos cursos de licenciatura. em Matemática presencial e a distância. Foi pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) entre 2007 e 2011. Foi coordenadora e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) entre 2016-2017 e 2018-2019. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI) e membro do ENGIN - (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento). Ministra na graduação: Teoria Geral dos Sistemas, Criatividade e Inovação e Gestão da Inovação. Na pós-graduação, é professora do PPGEGC/UFSC na área de inovação. Linhas de pesquisa: Front End da Inovação, Inteligência para Inovação, Gestão de Inovação, Inovação Social e Universidade Corporativa.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Prim, M. A., Souza, J. A. de, & Dandolini, G. A. (2020). Governança na dinâmica da inovação social: conceitos e características. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 87–106. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1087

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)