ISO 30401:2018

uma análise crítica do requisito 4.4 - Sistema de gestão do conhecimento

Autores

  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Édis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Keller Alvez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonard Almeida de Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joiceli Rossoni Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

ISO 30401, Sistema de gestão do conhecimento, Desenvolvimento do conhecimento, Ativadores do conhecimento

Resumo

Objetivo: Este estudo pretende efetuar uma análise crítica do requisito 4.4 da ISO 30401:2018, intitulado “Sistema de gestão do conhecimento”: o item que estabelece diretrizes sobre como a gestão do conhecimento deve ser aplicada nas organizações. O objetivo está relacionado ao entendimento dos construtos ligados a cada subitem do referido requisito, conectando a fundamentação teórica à análise crítica, sugerindo ainda ferramentas e práticas de gestão aplicáveis em cada etapa. Design/Metodologia/Abordagem: Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de estudo bibliográfico com análise da aplicação prática do requisito, enriquecida pelo conhecimento prévio dos autores sobre outras normas emitidas pela ISO. Resultados: Os resultados obtidos apontam para a relevância do requisito 4.4, com a identificação de diferentes ferramentas e seu desdobramento em práticas de gestão, com vistas a um sistema de gestão do conhecimento eficiente, eficaz e efetivo, que colabora para a competitividade das organizações. Originalidade/valor: O trabalho buscou compreender a adesão da ISO 30401:2018 à literatura contemporânea de gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento tem sido estudada por pesquisadores de todo o mundo. A norma é recente: foi emitida em Novembro/2018 e apresenta requisitos para sistemas de gestão do conhecimento, com vistas a facilitar o uso das ferramentas e práticas de gestão relacionadas ao tema. Trata-se de um passo importante rumo à normatização em uma área que evolui fortemente na academia e nas organizações de classe mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), Mestrado em Ergonomia pela Université de Paris XIII – França (1982), Doutorado em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – Paris – França (1985) e Pós-doutorado em Engenharia Cognitiva pela École Polytechnique de Montréal – Canadá (2002). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) – Gestão 92/93 e 94/95. Professor Titular Aposentado do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Ex-Decano da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR (2015- 2018). Ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico (1995-1996), Ex-Diretor Geral da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina (1996-1997). Atualmente é professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e CEO do Instituto STELA. Faz parte do Conselho Editorial das seguintes revistas: American Journal of Industrial Engineering, International Journal of Knowledge Engineering and Management, Ação Ergonômica, Gestão Industrial, INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção e Revista de Ciência & Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia & Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Transformação Digital e Inovação.

Édis Mafra Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc – France). Engenheira civil, Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Coordenadora da área de concentração em Gestão do Conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano, Aspectos Comportamentais, Empreendedorismo e Inovação; Coordenadora de projetos da Editora Pandion e Líder do Grupo de pesquisa Inovação em Ciência e tecnologia (COMOVI) UFSC/CNPq. Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores (ENE) da UFSC. Coordenou vários projetos de Pesquisa e de Extensão. É autora de livros, capítulos de livros e vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Juliano Keller Alvez, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Administração pela Unisul (2003) , Especialista em Produtividade e Qualidade pela Uniplac/Senai (1999), Bacharel em Direito pela Uniplac (1998). Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Auditor líder ISO 9001 e ISO 14001 pelo Bureau Veritas. Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (ciclo 2005). Examinador Sênior do Prêmio Catarinense de Excelência (ciclos 2005 e 2006). Consultor empresarial, com atuação em diversos segmentos, especialmente nas áreas de gestão estratégica, gestão de processos, programas de excelência e certificações de produtos e sistemas em normas nacionais e internacionais, com vivência em mais de 600 organizações. Sócio do Ceteg Consultoria Empresarial desde 1999. Atua como membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (COMOVI) UFSC/CNPq. É autor de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos.

Leonard Almeida de Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) e Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Avantis (UNIAVAN). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior, Coaching, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Psicologia Clínica Fundamentos em Psicologia Analítica. É Assessor de Gestão de Pessoas na Sicredi Vale Litoral SC, com sede em Itapema - SC. Desenvolve pesquisas sobre aprendizagem organizacional, mentoring e processos de aprendizagem nas organizações, desenvolvimento humano nas organizações, símbolos nas organizações e Psicologia Analítica.

Joiceli Rossoni Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-graduada com MBA Executivo em Gestão Comercial – IPOG (2015). Graduada em Administração com ênfase em Marketing – Faculdades ASSESC – Florianópolis (2008). Trabalhou como Clínica Médica IGM e atuou como Gestora de Relacionamento. Exerceu a função de Administradora na Cecconi soluções em Nutrição. É aluna de disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC-UFSC). Membro do grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (COMOVI) UFSC-CNPq. Autora de capítulos de livros e artigos científicos.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Santos, N. dos, Lapolli, Édis M., Alvez, J. K., Moraes, L. A. de, & Lapolli, J. R. (2020). ISO 30401:2018: uma análise crítica do requisito 4.4 - Sistema de gestão do conhecimento. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 107–126. Recuperado de https://etech.sc.senai.br/edicao01/article/view/1089

Edição

Seção

Artigos