Estudo da correlação entre o grau de conformidade às bpa e a segurança do leite

Autores

  • Silvia Panetta Nascimento Higiene Alimentar Publicações e Serviços / Faculdade de Tecnologia de Itapetininga
  • Simone Moraes Raszl SENAI Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.200

Palavras-chave:

Qualidade, Leite, Boas Práticas Agrícolas

Resumo

A segurança dos alimentos depende fundamentalmente da forma como as matérias-primas agroalimentares são obtidas. O leite constitui-se em matéria-prima para a agroindústria de produtos lácteos, de modo que sua qualidade é fator determinante para a qualidade e segurança dos produtos dele derivados. A fim de avaliar se o emprego das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) garante a segurança do leite produzido foi desenvolvido este Estudo, procurando-se verificar o grau de correlação entre o emprego das BPA e a segurança do leite produzido na região de Itapetininga, SP. Para tanto, foi elaborado um checklist baseado na Instrução Normativa nº 51 e aplicado em propriedades rurais da região de Itapetininga, SP. Na ocasião também foram coletadas amostras do leite produzido e submetidas a análises físico-químicas e determinação de Contagem Bacteriana Total (CBT), assim como Contagem de Células Somáticas. Os resultados demonstraram que, apesar do leite analisado apresentar-se dentro dos padrões vigentes, foi verificada fraca correlação entre o grau de conformidade às BPA e a CBT, concluindo-se que, embora a adoção das BPA seja válida para a melhoria da qualidade do leite, outros fatores também influenciam em sua qualidade microbiológica e deverão ser também considerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Moraes Raszl, SENAI Santa Catarina

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e mestrado em Ciência dos Alimentos - Universidad Autonoma de Barcelona (1998). Atualmente é Coordenadora do MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância no SENAI Florianópolis. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria de segurança de alimentos, GMP e HACCP. Atua como auditora especialista em auditorias de certificação de sistemas da qualidade. Auditoria líder na série ISO 9000:2000. Maiores informações no currículo lattes.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

Nascimento, S. P., & Raszl, S. M. (2012). Estudo da correlação entre o grau de conformidade às bpa e a segurança do leite. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 69–85. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.200

Edição

Seção

Artigos