Análise do revestimento metálico aplicado em matriz de conformação de elementos de fixação em aços inox austeníticos

Autores

  • Nichelly Katiúcia Dias SENAI
  • José Mario Fernandes De Paiva Junior SENAI

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.217

Palavras-chave:

Revestimentos, Nitreto de Titânio Alumínio, Conformação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo testar a aplicação de um revestimento metálico, depositado em matrizes de conformação, para a fabricação de parafusos em aços Inox Austeniticos 302 HQ. Um dos problemas que ocorrem durante o processo de conformação é a adesão do material conformado, o Aço Inox 302HQ na matriz de conformação revestida com TiCN (Carbonitreto de Titânio). O revestimento metálico testado, foi o Nitreto de Titânio Alumínio o TiAlN. As matrizes de conformação passaram pelos seguintes processos: usinagem, polimento para reduzir a rugosidade, nitretação e revestimento com TiAlN.Para analisar o comportamento do novo revestimento, foram utilizados os seguintes testes: análise de integridade superficial através da rugosidade; ensaios de caracterização microestrutural por MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura); ensaio de adesividade do revestimento; testes de estampagem; análise metalográfica nas linhas de deformação de um parafuso conformado pela primeira matriz testada. Determinou-se que as matrizes devem apresentar um padrão de rugosidade superficial, para evitar o desgaste e melhorar o processo. No processo de conformação é fundamental que não tenha falhas. Uma variável que deve ser controlada é o alinhamento entre a ferramenta e o blank. A ferramenta revestida pelo processo de PVD, com TiAlN apresentou produtividade considerável, adequando-se ao processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nichelly Katiúcia Dias, SENAI

Graduada em Tecnologia em Fabricação Mecânica, pela Faculdade de Tecnologia SENAI (2011); atualmente é Técnica Laboratorista no Laboratório de Materiais da Faculdade de Tecnologia SENAI Joinville. Aluna em regime especial do curso de Mestrado de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

José Mario Fernandes De Paiva Junior, SENAI

Graduado em Processos Industriais, pela Universidade da Região de Joinville (2004), Mestre em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007); atualmente é Coordenador do Laboratório de Materiais da Faculdade de Tecnologia SENAI Joinville, professor titular da Faculdade de Tecnologia Senai-Ctemm; possui experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em processos de Usinagem; Expert na modalidade de Tornearia CNC do Torneio Internacional de Formação Profissional - WolrdSkills.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Dias, N. K., & Fernandes De Paiva Junior, J. M. (2012). Análise do revestimento metálico aplicado em matriz de conformação de elementos de fixação em aços inox austeníticos. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 37–47. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.217