Estudo da adição de lodo gerado pela indústria metalmecânica na fabricação de tijolos de cerâmica vermelha

Autores

  • Geovane Vieira Senai
  • Douglas Fernando da Silva Univille

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.220

Palavras-chave:

lodo, Cerâmica vermelha, Tijolos, Propriedades mecânicas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a incorporação do lodo gerado na Estação de tratamento de efluentes-ETE de uma indústria de produção de refrigeradores, na matéria prima de fabricação de tijolos furados e maciços de cerâmica vermelha. O lodo foi caracterizado através da análise de fluorescência de raios-X, difratometria de raios-X, e seu comportamento térmico analisado por termogravimetria e calorimetria exploratória diferencial. As composições foram preparadas nas proporções de 10, 15 e 20 % de lodo em massa de cerâmica vermelha. Foram produzidos corpos de prova sinterizados na temperatura de 800, 900, 950 e 1050 oC. Para cada mistura, foram medidas as propriedades de perda ao fogo, retração térmica linear de queima, retração térmica devido a secagem, absorção de água, cor de queima, massa específica aparente, porosidade, granulometria, resistência a compressão, umidade e a plasticidade. As composições de 10 e 15 % apresentaram resultados muito promissores em relação aos requisitos recomendados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Vieira, Senai

Mestre em Engenharia de Processos pela UNIVILLE, Especialista em Engenharia de Automação pela SOCIESC, Tecnólogo em Processos Industriais com Habilitação em eletromecânica pela UNIVILLE/SENAI. Professor Especialista de Ensino do Núcleo de Automação e Mecatrônica do SENAI, Joinville, atualmente é docente nas disciplinas para os Cursos de Pós Graduação e Superiores de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Redes de Computadores e Fabricação Mecânica e também para os cursos técnicos em Automação Industrial e Mecatrônica. Há mais de 10 anos, exerce a função Especialista de Manutenção na Empresa Mexichem Brasil, desenvolvendo e gerenciando diversos projetos de melhorias de processos de Extrusão, Injeção e Sopro. Atua fortemente em projetos de adequação de equipamentos às normas NR 10 e NR12. Consultor de empresas no segmento de metalmecânica, automação e de processos da região norte de Santa Catarina, com ênfase em instrumentação e controle de processos automatizados, adequação às normas NR 10 e NR12.

Douglas Fernando da Silva, Univille

Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade da Região de Joinville - Univille. Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Engenheiro Químico pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Engenheiro de Processos Sênior na Whirlpool SA há 11 anos. Atua no desenvolvimento de processos de montagem para refrigeradores e freezers da marca Consul e Brastemp, implantação de novos produtos e manutenção dos processos. Focal Point da Whirlpool Latin America com plantas em Joinville-SC, Rio Claro-SP e Manaus-AM, nos fóruns de manufatura avançada (Advanced Manufacturing) com foco nos processos de Embalagem dos produtos.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Vieira, G., & Silva, D. F. da. (2012). Estudo da adição de lodo gerado pela indústria metalmecânica na fabricação de tijolos de cerâmica vermelha. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 69–91. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.220