Gerenciamento dos Resíduos da Construção e Demolição: Diretrizes para o Crescimento Sustentável da Construção Civil na Região Metropolitana do Cariri Cearense

Autores

  • Joel Dias da Silva SENAI,SC
  • Jefferson Luiz Alves Marinho FUNIBER

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.260

Palavras-chave:

Resíduos da Construção Civil e demolição, Gestão, Impactos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O crescimento da população, os avanços da indústria e da urbanização contribuíram para o aumento da geração de Resíduos da Construção e Demolição – RCD que são lançados no meio ambiente, como apontam dados levantados em diversas cidades brasileiras onde o RCD representa mais de 50% da massa de resíduos sólidos urbanos. A indústria da construção apresenta particularidades, e, dentre suas principais características estão o elevado desperdício e o grande impacto ambiental provocado pelo volume de resíduos gerados e pela grande quantidade de matéria-prima consumida, sendo motivo de diversas discussões quanto à necessidade de se buscar o desenvolvimento sustentável. Este trabalho vem contribuir para a solução dessa problemática, mais especificamente no que diz respeito ao combate à geração de resíduos, na medida em que faz um diagnóstico e apresenta algumas diretrizes para o crescimento sustentável da construção civil na Região Metropolitana do Cariri – RMC. A metodologia utilizada no trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica, identificação dos principais pontos de deposição e estimativa da quantidade dos RCD, identificação dos impactos ambientais provocados pela deposição irregular dos RCD e cumprimento da Legislação Ambiental vigente no âmbito Federal, Estadual e Municipal. Para obtenção de dados foram aplicados questionários, feitas entrevistas, visitas exploratórias e registros fotográficos. Os principais resultados obtidos da pesquisa demonstram que os diversos atores sociais envolvidos na questão ambiental da região estudada possuem um conhecimento modesto da Legislação Ambiental específica e que a maior parte dos entrevistados não sabe o destino dos RCD produzidos em suas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Dias da Silva, SENAI,SC

Engenheiro Sanitarista e Ambiental (1999) pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia Ambiental, ambos pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bolsista do Programa MEC/CAPES PNPD, realizando o seu Pós-Doutorado em Engenharia Ambiental na FURB – Universidade Regional de Blumenau junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, e Instrutor Nível III do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, também em Blumenau, Santa Catarina. Docente colaborador e orientador do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental, parceria entre a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e do ICE – Instituto de Competências Empresariais representando a FIAT Automóveis. Possui experiência na Grande Área da Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais, assim também como Efluentes Industriais e Tecnologias de Tratamento. Tem atuado principalmente na pesquisa e orientação dos seguintes temas: Resíduos Sólidos Urbanos, Gerenciamento de Resíduos, Aterros Sanitários, Tratamento de Efluentes Têxteis e Subprodutos, e também Aspectos e Impactos Ambientais.

Jefferson Luiz Alves Marinho, FUNIBER

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Tecnólogo em Topografia e Estradas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Bacharel em Direito (URCA), Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade de León – Espanha, Especialista em Administração de Empresas (URCA), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Faculdade Leão Sampaio) e Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia (Faculdade Osvaldo Cruz-SP). É docente Adjunto do departamento de Construção Civil da URCA. É coordenador do Curso de pós-graduação em Gerenciamento da Construção Civil da URCA. Atua como perito em diversas varas da Justiça do Ceará. É diretor técnico da empresa ENGEAP – Avaliações e Perícias Ltda., prestando serviços para diversos órgãos públicos e empresas públicas e privadas.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

da Silva, J. D., & Marinho, J. L. A. (2012). Gerenciamento dos Resíduos da Construção e Demolição: Diretrizes para o Crescimento Sustentável da Construção Civil na Região Metropolitana do Cariri Cearense. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 5(1), 102–119. https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.260

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)