Formando competência pela conexão interdisciplinar e transdisciplinar por meio de projetos integradores no SENAI/SC

Autores

  • Cleunisse Rauen De Luca Canto SENAI/SC - Florianópolis
  • Juliano Anderson Pacheco SENAI/SC - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.29

Palavras-chave:

Projeto integrador, Competências, Aprendizagem significativa

Resumo

Atualmente o SENAI/SC adota a metodologia baseada na educação por competência, e trabalha com Projetos Integradores (PI) nos seus Cursos de Graduação e Técnico como uma ferramenta interdisciplinar e transdisciplinar efetiva para a formação através do princípio “saber fazer”. Os PIs são projetos teórico-práticos apresentado por meio de requisitos que fazem com que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, com isto desenvolvendo as competências básicas, específicas e de gestão relacionadas ao seu perfil profissional. É uma estratégia de ensino-aprendizagem desenvolvida como um instrumento facilitador no processo e que permite disponibilizar uma proposta padrão de avaliação cognitiva, com regras e procedimentos pré-definidos, que aperfeiçoam e unificam os conhecimentos adquiridos no decorrer do ano letivo. O intuito deste artigo é, portanto, fundamentar o processo ensino-aprendizagem para, a partir de então, apresentar o PI como uma ferramenta efetiva para medir conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos nos Cursos do SENAI/SC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleunisse Rauen De Luca Canto, SENAI/SC - Florianópolis

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Magistério (1988) e Supervisão Escolar (1989). Fez Curso de Aperfeiçoamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1992) e Formação de Instrutores (1994). Mestre em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)(2004). Atualmente é Professora da disciplina de Metodologia do Ensino Superior no MBA Gestão para Excelência e Coordenadora Pedagógica, ambos no SENAIsc Florianópolis. Atua, também, como Professora das disciplinas de Dificuldades de Aprendizagem; Recursos Técnicos, Administrativos e Materiais Pedagógicos; Práticas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica do Curso de Psicopedagogia para as unidades Vale, Sul e Litoral do Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Possui experiência em educação com ênfase no processo ensino-aprendizagem. Maiores informações no currículo lattes.

Juliano Anderson Pacheco, SENAI/SC - Florianópolis

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente atua no departamento de Marketing da Dígitro Tecnologia, na área de Inteligência de Mercado e, também, como Coordenador do curso superior de Tecnologia em Telecomunicações na Faculdade SENAI/Florianópolis. Tem experiência na áreas de Telecomunicações e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Redes Convergentes, Análise Estatística de Dados e Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Canto, C. R. D. L., & Pacheco, J. A. (2008). Formando competência pela conexão interdisciplinar e transdisciplinar por meio de projetos integradores no SENAI/SC. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(1), 87–98. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)