Gestão da qualidade na educação

Autores

  • Simone Moraes Raszl SENAI/SC Direção Regional
  • Adriana Paula Cassol SENAI/SC Direção Regional
  • Ismar Henriques Silveira SENAI/SC Florianópolis
  • Michael Eberle Siemeintcoski SENAI/SC-Jaraguá do Sul
  • Sérgio Roberto Arruda SENAI/SC Direção Regional
  • Silvio Bitencourt da Silva SENAI/SC Criciuma

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.294

Palavras-chave:

Educação, Gestão, Qualidade

Resumo

A qualidade na educação tem diferentes definições, que dependem do ponto de vista sob qual é analisado. A gestão da qualidade na educação busca a melhoria dos processos, independente da definição aplicável. O objetivo deste artigo é analisar os benefícios da implementação de um sistema de gestão da qualidade na educação com base no ciclo PDCA. O artigo foi escrito com base em um levantamento bibliográfico. A metodologia PDCA tem quatro etapas: planejar, executar, controlar e estabelecer ações que possam corrigir os rumos e encaminhar para um novo ciclo. Ao planejar, estabelecer objetivos e metas, construir métricas, acompanhar indicadores, analisar resultados e propor planos de ações preventivas ou corretivas, estão sendo identificadas as necessidades de interferência e oportunidades de melhoria na educação. O presente estudo identificou alguns casos onde a aplicação da metodologia PDCA em processos educacionais comprova os estudos teóricos que reforçam a importância da implementação de gestão da qualidade na educação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Moraes Raszl, SENAI/SC Direção Regional

currículo lattes.

Adriana Paula Cassol, SENAI/SC Direção Regional

Engenheira Civil graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopela Universidade do Contestado (UNC). Atuou na unidade do SENAI Concórdia com atividades administrativas de 2001 a 2008. Desde 2008, atua na Direção Regional do SENAI em Florianópolis e atualmente é Coordenadora do Núcleo de Gestão Organizacional do SENAI. E atua como autônoma em Engenharia Civil.

Ismar Henriques Silveira, SENAI/SC Florianópolis

Engenheiro Mecânico graduado Fundação Técnica Educacional Souza Marquez (FTESM) e especialista em Tecnologia da Soldagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como consultordo SENAI SC em Florianópolis para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade com base na Norma NBR ISO 9001, Modelo de Excelência da Gestão conforme Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Planejamento Estratégico. Coordenador e docente do curso de Pós-Graduação MBA em Consultoria Empresarial. Docente do curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino e Gestão de Serviços Compartilhados.

Michael Eberle Siemeintcoski, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Mestre em Engenharia Elétrica, Especialista em Engenharia de Automação Industrial e Graduado em Tecnologia Eletrônica e formação Pedagógica. Possui experiência na Indústria de manufatura do segmento de automação industrial e na área de educação profissional. Em educação profissional atua a mais de 17 anos, exercendo funções de Pesquisador na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica Industrial; Professor da FATEC do SENAI SC em Jaraguá do Sul e Gestor dos Núcleos de Eletroeletrônica, Informática e Metal Mecânica da mesma unidade. Atualmente exerce a função de Diretor Adjunto do SENAI SC em Jaraguá do Sul.

Sérgio Roberto Arruda, SENAI/SC Direção Regional

Formado em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1966), mestrado em ElectricalMachinesand Power Systems pela Universidade de Londres (1970). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UDESC (1974). Sua carreira profissional iniciou-se como Professor do Departamento de Engenharia Elétrica em 1968, onde permaneceu até 1994, quando se aposentou como Professor Titular.Assumiu o posto de Chefe de Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC nos períodos de 1992 a 1994 e 1971 a 1974.De 1975 a 1980 foi Diretor do Centro Tecnológico da UFSC e Diretor Presidente da Fundação para Ensino de Engenharia-FEESC.De 1990 a 1992, desenvolveu atividades como Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo do Estado.No período de 1994 a 1996 foi pesquisador do CNPq/RHAE. Exerceu, também, função de Diretor na Iniciativa Privada e Engenheiro na CELESC. Foi Diretor Superintendente do SENAI-CTAI no período de 1996 a 1998. Desde setembro de 1998 exerce o cargo de Diretor Regional do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina. É Conselheiro do Conselho de Curadores da UFSC, do Conselho Estadual de Educação de SC (CEE-SC) e do SEBRAE-SC.

Silvio Bitencourt da Silva, SENAI/SC Criciuma

Graduado em Administração de Empresas, mestre em Administração (2010) e doutorando pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Exerce função de direção no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Unidade SENAIsc em Criciúma. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na implantação de sistemas de gestão. Suas áreas de interesse são: estratégia, educação (profissional), responsabilidade social e inovação social.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Raszl, S. M., Cassol, A. P., Silveira, I. H., Siemeintcoski, M. E., Arruda, S. R., & da Silva, S. B. (2012). Gestão da qualidade na educação. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15–33. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.294

Edição

Seção

Caleidoscópio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>