Experimentação pedagógica de laboratórios virtuais para ensino de manutenção de microcomputadores

Autores

  • Eduardo Filgueiras Damasceno Instituto Federal Goiano
  • Tatiane Valau Pereira Damasceno Instituto Federal de Goiano

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.318

Palavras-chave:

Ambiente virtual, Ensino de instalação e manutenção de computadores

Resumo

Este trabalho relata um estudo observacional sobre a inclusão pedagógica de um ambiente virtual no ensino técnico de instalação e manutenção de microcomputadores e a sua validade como instrumento de facilitação de aprendizagem simulada. É analisada também a contribuição da ferramenta enquanto práxis pedagógica contribuidora para o enriquecimento do conhecimento dos alunos do ensino técnico. O estudo está postulado na hipótese da viabilidade pedagógica do uso de ambientes virtuais, e para confirmação foi estabelecido um estudo composto de 50 alunos do ensino profissional usando um sistema de simulação de montagem e manutenção desenvolvido com técnicas de realidade virtual para esta pesquisa. Como ferramenta de pesquisa foi usado um questionário respondido por alunos e as observações analisadas pelo resultado obtido na avaliação de conteúdo pelo aluno. O artigo apresenta as conclusões sobre a práxis do ambiente virtual provando a sua eficácia no estudo proposto quando comparado com o método tradicional de ensino de instalação e manutenção de computadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Filgueiras Damasceno, Instituto Federal Goiano

Analista de Sistemas pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípedes Sorares da Rocha de Marília (UNIVEM) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia UFU/MG). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus de Cornélio Procópio- PR. Atua principalmente no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para simulação e treinamento em realidade virtual e aumentada.

Tatiane Valau Pereira Damasceno, Instituto Federal de Goiano

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Rio Verde/ GO – (FESURV), Professora do Estado de Goiás. Atua na aplicação de recursos tecnológicos na sala de aula e na validação pedagógica dessas práxis.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

Damasceno, E. F., & Pereira Damasceno, T. V. (2013). Experimentação pedagógica de laboratórios virtuais para ensino de manutenção de microcomputadores. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 125–140. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.318

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)