Sistema de gestão e metodologia com base em competências: ressignificando a atuação docente

Autores

  • Sérgio Roberto Arruda Diretor Regional SENAI/SC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.334

Palavras-chave:

Sistema de gestão, Competências, Atuação docente

Resumo

O artigo pretende mostrar como a utilização de duas metodologias diferentes exige um novo papel para os professores. O objetivo é articular uma metodologia de planejamento com uma metodologia pedagógica baseada na competência. A referência é a PDCA, por quanto concerne o planejamento, e educação baseada em competências. Esta nova forma de ensino, que por sinal, está sendo adotada em vários países para lidar com um novo perfil de estudantes e uma nova exigência do mundo do trabalho e com o advento de novas tecnologias da informação e da comunicação, exige um novo posicionamento dos professores. O professor deve abandonar a idéia de que ele é a principal fonte de conhecimento e que ele é o responsável para transmitir o seu conhecimento para o aluno. Sua nova posição é a de ser o mediador entre o aluno e o conhecimento. Para assumir esta nova posição ele tem funções diferentes para desempenhar, como:definir as competências, planejar tarefas através das quais as competências serão desenvolvidas pelos alunos, verificar a efetiva apropriação de competências e planejar novas tarefas quando a competência adequada não foi desenvolvida. Um estudo de caso é apresentado brevemente o que mostra uma melhoria significativa no desempenho dos alunos em termos de conhecimentos, habilidades e competências sociais que mostram a pertinência do modelo adotado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Roberto Arruda, Diretor Regional SENAI/SC

Formado em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1966), mestrado em Electrical Machines and Power Systems pela Universidade de Londres (1970).Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UDESC (1974).Sua carreira profissional iniciou-se como Professor do Departamento de Engenharia Elétrica em 1968, onde permaneceu até 1994, quando se aposentou como Professor Titular. Assumiu o posto de Chefe de Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC nos períodos de 1992 a 1994 e 1971 a 1974. De 1975 a 1980 foi Diretor do Centro Tecnológico da UFSC e Diretor Presidente da Fundação para Ensino de Engenharia - EESC. De 1990 a 1992, desenvolveu atividades como Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo do Estado.No período de 1994 a 1996 foi pesquisador do CNPq/RHAE. Exerceu, também, função de Diretor na Iniciativa Privada e Engenheiro na CELESC. Foi Diretor Superintendente do SENAI-CTAI no período de 1996 a 1998. Desde setembro de 1998 exerce o cargo de Diretor Regional do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina. É Conselheiro do Conselho de Curadores da UFSC, do Conselho Estadual de Educação de SC (CEE-SC) e do SEBRAE-SC.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Arruda, S. R. (2013). Sistema de gestão e metodologia com base em competências: ressignificando a atuação docente. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 41–49. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.334

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>