Motivos da evasão escolar nos cursos de ensino superior de uma faculdade na cidade de Blumenau

Autores

  • Alexandre Luis Prim SENAI/SC - Blumenau
  • Jéferson Deleon Fávero SENAI/SC - Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.382

Palavras-chave:

IES, Evasão no Ensino Superior, Universidade

Resumo

A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade. Esta permanência vem sendo comprometida pela evasão do estudante que é foco nesta pesquisa. Este artigo tem como objetivo demonstrar e analisar a evasão de 42 estudantes de uma instituição de ensino superior em cursos tecnológicos no município de Blumenau/SC, no ano de 2012. A abordagem da pesquisa realizada é quantitativa, com delineamento descritivo, onde os dados foram coletados por meio da técnica de pesquisa documental. A população da pesquisa são todos os estudantes do ensino superior de uma faculdade particular da cidade de Blumenau. A amostra refere-se a todos os alunos evadidos no ano de 2012, sendo caracterizada como censo. Quanto aos resultados obtidos foram identificados que o maior percentual de evasão se enquadra no gênero masculino; que a faixa etária de 18 a 24 anos é a mais evadida; a maior parte dos alunos ingressam na IES pelo exame vestibular; a maior frequência de evasão acontece nos três primeiros semestres de curso; que o curso que evidencia maior evasão é o curso nomeado de “X” e que a maior causa de evasão é influenciada pela reprovação dos alunos. Portanto, este estudo voltado à cidade de Blumenau/SC demonstra um panorama relevante, sendo que a instituição de ensino superior pesquisada apresenta um percentual de evasão de aproximadamente 12%, em que a média nacional aponta 22%, dados estes que se referem à educação do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Luis Prim, SENAI/SC - Blumenau

Tecnólogo em Produção do Vestuário graduado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Blumenau. Especialista em Gestão de projetos pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) de Blumenau. Mestrando em Administração pela Universidade regional de Blumenau (FURB). Atuou em indústrias de transformação de grande porte no segmento têxtil e vestuário. Foi docente do curso de Tecnologia em Produção Têxtil e Tecnologia em Produção do Vestuário do SENAI Blumenau. Atualmente é consultor na mesma instituição, atuando nas áreas industrial- administrativas, com ênfase nos segmentos têxtil e vestuário.

Jéferson Deleon Fávero, SENAI/SC - Blumenau

Graduado pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI e Especialista em Gestão Financeira e Custos pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG). Mestrando em Administração Universidade Regional de Blumenau pela FURB. Atuou como professor no curso técnico em logística no SENAI pelo Blumenau/SC. Atuou como policial militar no estado de Santa Catarina no setor de logística bélica na cidade de Blumenau. Foi docente do curso de Administração na Cetelbras Educacional. É coordenador de cursos no SENAI, Indaial, SC.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

Prim, A. L., & Fávero, J. D. (2013). Motivos da evasão escolar nos cursos de ensino superior de uma faculdade na cidade de Blumenau. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 53–72. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.382