Pedagogia das competências na educação profissional: contribuições da formação continuada para saberes e competência docente

Autores

  • Fabiana Kremer Pereira SENAI/SC-Caçador

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.393

Palavras-chave:

Professor, Formação Continuada, Saberes, Competência

Resumo

A questão da profissionalização docente e a temática dos “saberes pedagógicos” é uma polêmica nas esferas educacionais no mundo, tendo suscitado debates acadêmicos e políticos que ainda não nos apresentam respostas assertivas acerca do processo de formação do docente da educação profissional. Nesse sentido, a problemática que mobilizou o desenvolvimento deste trabalho consiste em investigar quais são as contribuições da formação continuada para o exercício da docência, em uma abordagem por competências na educação profissional. Para o desenvolvimento desse trabalho de pesquisa, foram utilizados pressupostos teóricos de autores que investigam a formação dos saberes docente. Utilizou-se, também, a pesquisa de campo com professores que haviam participado de algum programa de formação continuada, por meio de um questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Os professores pesquisados apontam contribuições da formação continuada para a sua prática docente, sendo possível verificar a influência positiva da primeira sobre a segunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Kremer Pereira, SENAI/SC-Caçador

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestranda em Educação pela mesma Universidade na linha de pesquisa Processos Educativos, no grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino. Atualmente atua no SENAI /SC como Coordenadora Pedagógica desenvolvendo atividades de formação docente nos temas de Educação e Avaliação do processo de ensino e aprendizagem com base em competências.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Pereira, F. K. (2013). Pedagogia das competências na educação profissional: contribuições da formação continuada para saberes e competência docente. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 31–52. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.393

Edição

Seção

Caleidoscópio