Contribuições da abordagem curricular por competências para uma aprendizagem significativa

Autores

  • Cleunisse Rauen De Luca Canto SENAI/SC - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.41

Palavras-chave:

Competências, Currículo, Práticas educativas

Resumo

Com o objetivo de integrar as contribuições da abordagem curricular por competências ao processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior, discutiremos neste artigo os conceitos de competências que corrobora para um currículo como percurso e caminhada em busca de uma aprendizagem significativa. O profissional do mundo contemporâneo deve ser reflexivo a respeito da inovação tecnológica e também sobre aspectos socioeconômicos, além de flexível e capaz de interagir no mundo globalizado e de tecnologias. Desta forma, o ensino caracterizado por uma prática pedagógica conservadora, repetitiva e acrítica precisa ser substituído por um ensino baseado em uma prática pedagógica inovadora, crítica e ética. Os alunos precisam deixar de ser espectadores passivos do processo educacional para se transformarem em produtores de conhecimentos. A aprendizagem precisa ser significativa, desafiadora, problematizadora e estimulante a ponto de mobilizar o aluno e o grupo a buscar possíveis soluções a serem discutidas e concretizadas à luz de referenciais teórico-práticos. Vivemos na sociedade da informação e do conhecimento onde o vertiginoso progresso científico e tecnológico exige, cada vez mais, a atualização e a profissionalização da sociedade e ditam um ritmo acelerado, onde são necessários maiores níveis de escolarização e competências técnicas e interpessoais, conforme abordaremos aqui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleunisse Rauen De Luca Canto, SENAI/SC - Florianópolis

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Magistério (1988) e Supervisão Escolar (1989). Fez Curso de Aperfeiçoamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1992) e Formação de Instrutores (1994). Mestre em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)(2004). Atualmente é Professora da disciplina de Metodologia do Ensino Superior no MBA Gestão para Excelência e Coordenadora Pedagógica, ambos no SENAIsc Florianópolis. Atua, também, como Professora das disciplinas de Dificuldades de Aprendizagem; Recursos Técnicos, Administrativos e Materiais Pedagógicos; Práticas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica do Curso de Psicopedagogia para as unidades Vale, Sul e Litoral do Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Possui experiência em educação com ênfase no processo ensino-aprendizagem. Maiores informações no currículo lattes.

Downloads

Publicado

2008-06-05

Como Citar

Canto, C. R. D. L. (2008). Contribuições da abordagem curricular por competências para uma aprendizagem significativa. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(2), 11–23. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.41