Formulação e implementação de estratégias de produção: um estudo de caso em uma indústria moveleira

Autores

  • Diego Madalena
  • Pierry Teza

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.411

Palavras-chave:

Estratégias de Produção. Indústria Moveleira. Estudo de Caso.

Resumo

Atualmente é possível observar as constantes mudanças pelas quais passa o ambiente, que é alterado em seus mais amplos e diversificados âmbitos, sejam eles culturais, políticos, econômicos ou sociais. No cenário empresarial, como um dos maiores afetados com as transformações ocasionadas, as organizações têm almejado cada vez mais resultados em função de redução de custos, ampliando seus esforços em qualidade, produtividade, competitividade e excelência. O presente trabalho investigou como são formuladas as estratégias de produção industrial em uma organização industrial do setor moveleiro. A abordagem de pesquisa adotada foi a qualitativa, sendo a estratégia de pesquisa o estudo de caso. Como resultados, verificou-se, entre outros, que: a) a organização não possui um processo de formulação de suas estratégias formalmente definido; b) a função produção na prática possui valorização da organização como diferencial competitivo; e c) a estratégia de produção não atinge os níveis operacionais de maneira eficiente. Ainda foram identificados os seguintes pontos de melhoria na formulação e implementação das estratégias de produção na organização: a) a comunicação entre as partes envolvidas no processo de formulação e implementação das estratégias de produção também pode ser otimizada pelo uso de rotinas formalizadas para tal; b) a organização deve evitar separar os processos de formulação e de implementação das estratégias, tendo em vista aproveitar contribuições dos diversos envolvidos, direta e indiretamente, no processo; e c) as categorias de decisão são tratadas e recebem os devidos planos de ações, porém não existe formalidade na categorização das decisões por parte da estratégia de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Madalena

Graduado no curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Administrador Industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Atuando como Diretor Industrial na empresa Hadra. Voluntário do PMISC, departamento de PMO atuando no desenvolvimento de métodos e técnicas de Gerenciamento de Projetos.

Pierry Teza

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (FESSC). Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando no curso de Administração Empresarial. Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAIsc) atuando no curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Experiência docente nas disciplinas de Gestão da Inovação, Estratégia Empresarial, Mercadologia, Sistemas de Informação, Trabalhos Acadêmicos e Vendas e Composto Promocional. Experiência profissional na área de consultoria técnica e gerenciamento de projetos e obras de engenharia. Membro do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) onde desenvolve pesquisas na área de inovação com foco em Front End da Inovação.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Madalena, D., & Teza, P. (2016). Formulação e implementação de estratégias de produção: um estudo de caso em uma indústria moveleira. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 75–98. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.411

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)