Gestão à vista na prática em Educação Profissional e Tecnológica: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia SENAI/SC Florianópolis

Autores

  • Juliano Anderson Pacheco FIESC
  • Maycon Cim SENAI/SC - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.422

Palavras-chave:

TI - Gestão à Vista, Educação Profissional e Tecnológica, Metas, Indicadores

Resumo

A comunicação é essencial nas empresas e um dos principais fatores para se construir uma liderança sólida. Dentro desse contexto, a gestão visual, quando bem desenvolvida, é uma prática eficaz e eficiente de comunicação. Este artigo tem como objetivo propor a implementação de gestão à vista em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da identificação de necessidades, elaboração e implantação de um mural de gestão à vista em uma faculdade de tecnologia do SENAI/SC. O referencial teórico desenvolvido nesta pesquisa tem início com a gestão estratégica, que visa aos resultados por meio de metas, passa pela ferramenta de gestão Plan-Do-Check-Act (PDCA) e finaliza com a abordagem da gestão à vista preconizada pelo Sistema Toyota de Produção. Metodologicamente, este trabalho é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa; tem objetivo exploratório e caráter experimental, com conformação por uma pesquisa-ação. As etapas desenvolvidas na metodologia foram o planejamento, a elaboração e a operacionalização do painel, a avaliação da implementação. Os primeiros resultados apontaram para um aumento do conhecimento de toda a equipe dos projetos existentes na Faculdade, pressupondo-se uma maior motivação na solução dos problemas que surjam em tais projetos. Com o conhecimento das agendas dos cursos e das pessoas, foi possível ter uma visão sistêmica dos recursos da Faculdade, tanto da equipe como dos ambientes educacionais. As necessidades essenciais na gestão de uma faculdade foram identificadas e a proposição de mural atendeu a faculdade de tecnologia. Percebeu-se, também, um aumento no compartilhamento de boas práticas entre os coordenadores de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Anderson Pacheco, FIESC

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente atua no departamento de Marketing da Dígitro Tecnologia, na área de Inteligência de Mercado e, também, como Professor no Centro de Tecnologia em Automação e Informática (CTAI/SC) no curso superior de Tecnologia em Telecomunicações. Tem experiência na áreas de Telecomunicações e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Análise Estatística de Dados e Geoprocessamento. Maiores informações no currículo lattes.

Maycon Cim, SENAI/SC - Florianópolis

Possui Cer tific aç ão PMP, é Especialista em Gerenciamento de Projetos pelo SENAI/Florianópolis, Tecnólogo em Gerenciamento dos Sistemas da Informação, pelo SENAC/Florianópolis, Técnico em Processamento de Dados pelo SENAC/Brusque. Experiência em docência na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos. Autor de livros didáticos na área de Desenvolvimento para web, Excel Avançado e Gestão de Projetos. Possui vasta experiência na prática de gestão de projetos, liderança de equipes, gestão visual e comércio eletrônico. Atualmente trabalha no SENAI/SC em Florianópolis como Coordenador do Núcleo de Cursos Técnicos e Assessoria e Consultoria.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Pacheco, J. A., & Cim, M. (2014). Gestão à vista na prática em Educação Profissional e Tecnológica: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia SENAI/SC Florianópolis. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(1), 165–185. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.422

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)