O networking como facilitador nos processos de agregar pessoas

Autores

  • Wesley R. Bezerra SENAI - CTAI
  • João Bosco da Mota Alves UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.43

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Networking, Capital social

Resumo

Para que uma organização funcione, as pessoas necessitam estar alinhadas a um objetivo comum, o que ocorre por meio da gestão de pessoas. É uma forte característica do ser humano, como ser social que é, construir redes sociais, formar grupos para as mais diversas finalidades, que influenciam nas decisões individuais e, por conseqüência na gestão de pessoas. O objetivo deste trabalho é demonstrar de que forma a construção dessas redes influencia a gestão de pessoas, mais especificamente o processo de recrutamento e seleção. Todos os colaboradores de uma organização trocam capital com essa e também entre si, sobretudo capital social. Como representante está o networking, que é a capacidade do indivíduo de atrair e conservar a atenção das pessoas e das organizações, por meio da manutenção e da ampliação da sua rede de contatos e de processos de reavaliação constantes em nível familiar, social e profissional. A rede de relacionamentos é capaz de oferecer auxílio aos indivíduos na sua recolocação profissional ou na venda dos seus serviços, entretanto, deve integrar o seu conjunto de competências. A captação de um novo colaborador pode trazer consigo experiências e conhecimentos antes não existentes na organização, em alguns casos, este conhecimento pode se mostrar como um diferencial competitivo. Quanto aos métodos utilizados nesta pesquisa, classifica-se como: descritiva, qualitativa, bibliográfica e documental. Conclui-se com este trabalho que o networking é uma das principais ferramentas de divulgação e troca de talentos, habilidades, recursos e informações. Neste sentido, o networking é um importante facilitador dos processos de agregar pessoas nas organizações atuais, pois é uma rede de proteção e de acesso às oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley R. Bezerra, SENAI - CTAI

Graduado em Tecnologia Sistema de Telecomunicação pela Faculdade SENAI/Florianópolis -SC (2008). Possuí experiência em documentação técnica, hardware, software, configuração de equipamentos, sistemas de qualidade e supervisão de equipes de trabalhos. Atualmente atua como supervisor de estruturas de equipamentos na Dígitro em Florianópolis.

João Bosco da Mota Alves, UFSC

Graduado em Engenharia Elétrica (UFPA, 1971). Mestrado em Engenharia Elétrica (UFSC, 1973). Doutorado em Engenharia Elétrica (COPPE/UFRJ, 1981). Professor Titular na Universidade Federal do Para (UFPA) até 1988. Professor Titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, de 1989 a 1995). Professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 1996. Atua em Automação Inteligente, Experimentação Remota e Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2008-06-05

Como Citar

Bezerra, W. R., & Alves, J. B. da M. (2008). O networking como facilitador nos processos de agregar pessoas. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(2), 24–34. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.43