A influência das prioridades competitivas na gestão global da cadeia de suprimento - um estudo multicaso

Autores

  • Jéferson Deleon Fávero FURB
  • Alexandre Luis Prim FURB

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.437

Palavras-chave:

TI - Prioridade Competitiva, Gestão Global da cadeia de suprimento, Vantagem competitiva

Resumo

A globalização influenciou o crescimento competitivo, rompendo barreiras e proporcionando maiores desafios nas organizações. A adoção de novas prioridades competitivas foi necessária para obter vantagem nesse âmbito. O objetivo desta pesquisa é identificar o grau de importância e o impacto de prioridades competitivas pela gestão global da cadeia de suprimento na busca por vantagens dessa ordem, a qual é demonstrada na hipótese desta pesquisa. A abordagem metodológica se denomina quantitativa explicativa, com estudo multicaso em três organizações multinacionais do segmento metal-mecânico, situadas no Estado de Santa Catarina. Como resultado, identificou-se a confirmação da hipótese: as prioridades de custo, integração, velocidade, flexibilidade, qualidade e preço podem influenciar no desempenho da gestão global da cadeia de suprimento; e a integração, o compartilhamento e a cooperação de informações na cadeia de suprimento condicionam um melhor desempenho no sistema de valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéferson Deleon Fávero, FURB

É mestrando em Administração na Universidade Regional de Blumenau – FURB, especialista em Gestão Financeira e Custos pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG) e administrador graduado pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi. Atuou como professor no curso técnico em logística no SENAI – Blumenau - SC. Atuou como policial militar no estado de Santa Catarina no setor de logística bélica na cidade de Blumenau. Foi docente do curso de Administração na Cetelbras Educacional e, atualmente, é coordenador de modalidade no SENAI de Indaial - SC.

Alexandre Luis Prim, FURB

É mestrando em Administração pela Universidade regional de Blumenau (FURB), especialista em Gestão de projetos pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) de Blumenau e tecnólogo em Produção do Vestuário graduado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Blumenau. Atuou em indústrias de transformação de grande porte no segmento têxtil e vestuário. Foi docente do curso de Tecnologia em Produção Têxtil e Tecnologia em Produção do Vestuário do SENAI Blumenau. Atualmente, é consultor na mesma instituição, atuando nas áreas industrial-administrativas, com ênfase nos segmentos têxtil e vestuário.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Fávero, J. D., & Prim, A. L. (2014). A influência das prioridades competitivas na gestão global da cadeia de suprimento - um estudo multicaso. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(1), 67–86. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.437