A sustentabilidade como oportunidade de negócio para os Centros de Serviços Compartilhados

Autores

  • Luis Fabiano Celestrino SENAI/SC - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.460

Palavras-chave:

TI - Centro de Serviços Compartilhados, Acordo de Nível de Serviço, Sustentabilidade, Gestão de Energia

Resumo

A sustentabilidade é fonte de iniciativas inovadoras para tornar os produtos e serviços mais atrativos. O Centro de Serviços Compartilhados (CSC), visto como propulsor das áreas de negócio, é o repositório natural dos serviços ligados à sustentabilidade de seus clientes. Este trabalho pretende propor um roteiro para prestação de serviço que incremente a sustentabilidade dos usuários do CSC. Foi realizada uma pesquisa sistemática sobre o tema Sustentabilidade em Centro de Serviços Compartilhados para prover a percepção de como esse tema está sendo expresso na literatura. Realizou-se, portanto, um levantamento bibliográfico da questão do serviço, em seguida sobre o Centro de Serviços Compartilhados, abordando a questão da qualidade do serviço, para então chegar ao Acordo de Nível de Serviço como instrumento da gestão da satisfação do cliente e do registro das diversas interações necessárias entre o CSC (fornecedor) e seu cliente. Para propor um exemplo de serviço de apoio à sustentabilidade dos clientes de um CSC, foi descrito um sistema de gestão que está inserido na dimensão ambiental: Gestão de Energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fabiano Celestrino, SENAI/SC - Florianópolis

É especialista em Gestão de Serviços Compartilhados (MBA pelo SENAI/SC) e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado em engenharia elétrica pela UFSC (1996) e possui experiência em gestão de projetos (PMBOK e Gestão Ágil SCRUM). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, Instalações Elétricas Industriais, Acionamentos Eletrônicos de Motores e Gestão de Energia. Participou de consultoria em projetos de inovação a empresas do setor sucroalcooleiro do Noroeste do Paraná. Está envolvido com gestão de equipes em projetos de educação profissionalizante e de pesquisa e desenvolvimento em automação industrial, além de coordenar a equipe da Olimpíada do Conhecimento do SENAI Florianópolis.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Celestrino, L. F. (2014). A sustentabilidade como oportunidade de negócio para os Centros de Serviços Compartilhados. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(1), 21–48. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.460