Analise sobre a tecnologia PLC (Power Line Communication)

Autores

  • André Umberto Faccioni SENAI/SC - Florianópolis
  • Lucas Marcon Trichez SENAI/SC - Florianópolis
  • Ronaldo Lopes Macedo SENAI/SC - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.48

Palavras-chave:

Power Line Communication (PLC), Powerline, Comunicação de dados

Resumo

Este artigo tem o intuído de apresentar uma analise sobre a tecnologia que emprega a comunicação de dados que utiliza a rede elétrica como meio de transmissão chamada de Power Line Communication (PLC). Esta tecnologia é utilizada desde 1920 por muitas companhias de energia elétrica para efetuar telemedição e telecomando de equipamentos em subestações. Atualmente com novas técnicas de modulação e barateamento de sistemas de telecomunicações, se torna possível a aplicação em massa desta tecnologia para ser implantada em sistemas de telemetria, automação e até mesmo disponibilizar o acesso a internet banda larga para usuários finais. Portando, este artigo irá abordar algumas aplicações da tecnologia PLC no Brasil, alguns aspectos regulatórios sobre esta nova tecnologia e destaca o projeto em desenvolvimento na pré-incubadora do SENAI-Florianópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Umberto Faccioni, SENAI/SC - Florianópolis

Possui Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial pelo SENAI/Florianópolis (SC) (2008). Curso Técnico de Informática, Escola Técnica ACEI, Florianópolis, (SC) (2003). Segundo Grau Técnico em Administração, Colégio Estadual João Winckler, Xanxerê (SC) (1998).Vários cursos e treinamentos na área. Experiência profissional na área técnica. Gerenciamento do projeto PLC-Control na Pré-Incubadora de empresas do SENAI/Florianópolis. Com o objetivo de desenvolver uma solução comercial para telemedição de energia elétrica. Florianópolis.

Lucas Marcon Trichez, SENAI/SC - Florianópolis

Profissional Especialista em Engenharia de Software/UML, certificado pela IBM e graduado como Tecnólogo em Automação Industrial pelo SENAI - Florianópolis. Conta com mais de 8 anos de experiência no mercado de trabalho, atuando hoje como Instrutor de Sistemas Microprocessados no SENAI - Florianópolis além de atuar como Coordenador de uma equipe de P&D na HDL da Amazônia Industria Eletrônica/SC. Possui ampla experiência na área de desenvolvimento de Sistemas Telefônicos Embarcados, programação para microcontroladores / computadores além de conhecimentos em eletrônica, automação e computação em geral.

Ronaldo Lopes Macedo, SENAI/SC - Florianópolis

Mestrando em Engenharia de Produção (UFSC), Especialista em Sistemas de Gestão (UNIVALI) e Graduado em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC). Atua como professor universitário no SENAI/SC, FASC e UNESC. Atua como consultor em gestão de negócios, elabora projetos de desenvolvimento tecnológico e fomento a negócios, Gerente da Qualidade e Planejamento do Grupo EQUISUL, Membro do Conselho deliberativo da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São José/SC (IESJ), atuação como Diretor Executivo da AEMFLO/CDL-SJ (Associação Empresarial da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) e Auditor de Sistemas de Gestão ISO 9000.

Downloads

Publicado

2008-06-05

Como Citar

Faccioni, A. U., Trichez, L. M., & Macedo, R. L. (2008). Analise sobre a tecnologia PLC (Power Line Communication). Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(2), 54–74. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.48

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa