Determinação da classificação anual do índice de balneabilidade da bacia do rio Itapocu

Autores

  • Rafael Jungton Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Blumenau, SC
  • Luizildo Pitol-Filho Centro Universitário Católica de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.486

Palavras-chave:

Balneabilidade. Bacia do Itapocú. Escherichia coli.

Resumo

A utilização dos recursos hídricos para fins de recreação vem ganhando atenção especial por parte da população e dos governantes, uma vez que diversas doenças estão relacionadas a alterações dos níveis qualitativos da água. O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de Escherichia coli na bacia do rio Itapocu em quatro pontos distintos para determinar a classificação anual do índice de balneabilidade. Os parâmetros de cor verdadeira e turbidez foram avaliados de maneira complementar. As coletas foram realizadas entre junho de 2013 e maio de 2014, e os ensaios efetuados no Laboratório de Águas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul. Os índices dos parâmetros físicos, cor verdadeira e turbidez se mostraram muito bons. Já o parâmetro microbiológico Escherichia coli apresentou resultado péssimo, sendo considerado apenas um ponto como regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Jungton, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Blumenau, SC

Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina (2012). Especialista em Gestão de Águas e Efluentes pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Blumenau, Santa Catarina (2014).

Luizildo Pitol-Filho, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Especialista e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Doutor em Engenharia Química e de Processos pela Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha, 2007).

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Jungton, R., & Pitol-Filho, L. (2016). Determinação da classificação anual do índice de balneabilidade da bacia do rio Itapocu. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 99–116. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.486