Uso de madeira plástica para fabricação de playgrounds: uma proposta de inovação para substituir a madeira natural

Autores

  • Marcelle Suzete Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lauren da Cunha Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fábio Gonçalves Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.587

Palavras-chave:

Playground. Madeira natural. Madeira ecológica.

Resumo

O objetivo deste trabalho, que é o recorte de uma pesquisa em andamento, é analisar materiais compósitos e sugerir a substituição da madeira natural em playgrounds por essa matéria-prima. Esses compósitos, conhecidos como materiais verdes, combinam fibras naturais com polímeros biodegradáveis, sendo eles sustentáveis, ou seja, de fácil compostagem no final de sua vida útil, sem prejudicar o meio ambiente. A partir de uma investigação laboratorial, com foco 3 (três) materiais compósitos, foram utilizados equipamentos para análise da superfície e composição química do produto. Os resultados demonstram que os 3 (três) materiais podem substituir a madeira natural, devido à sua resistência e durabilidade, porém, necessita-se de mais ensaios para verificar a viabilidade quanto ao processo de usinagem de peças para os equipamentos de playground.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Suzete Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Tecnologia (PGDesign - UFRGS) na linha de pesquisa Projeto de Artefatos e Professora Adjunta da Faculdade de Tecnologia TecBrasil (FTEC). Atuou como professora temporária do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG) da Faculdade de Arquitetura (UFRGS). Possui Mestrado em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Tecnologia (UFRGS) e Graduação em Design com Habilitação em Produto e Ênfase em Ergonomia, pela Universidade Feevale. Participou de 2004 a 2007 como bolsista de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento de estudos de Design Inclusivo de Equipamentos, Brinquedos e Vestuário". Tem experiência nas áreas de Design de Produto, Design para Acessibilidade, Desenho Técnico e à Mão Livre, realizando pesquisas que abordam os seguintes temas: Ergonomia, Inclusão, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

Lauren da Cunha Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geóloga, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), com mestrado (2003) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É Especialista em Gemologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) e possui pós-doutorado em Beneficiamento de Materiais Naturais, junto à Engenharia de Materiais (PPG3M)/ UFRGS (2008-2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo Departamento de Engenharia de Materiais. É Docente Colaboradora junto ao Programa de Pós-graduação em Geociências/UFRGS onde pesquisa na área de Geologia de Gemas, atuando principalmente nos seguintes temas: gênese de depósitos, gemologia, cristaloquímica e hidrotermalismo. Atualmente também pesquisa sobre modificações de cor de materiais gemológicos por tratamentos por Irradiação Gama. É Docente Permanente junto ao programa de Pós-graduação em Design e Tecnologia/UFRGS atuando na área de pesquisa de Materiais Naturais, nas seguintes temáticas: beneficiamento e melhoramento de materiais naturais, caracterização de materiais, processos de fabricação para design de gemas, joalheria, aplicação de gravação e corte a laser em materiais naturais, aplicação de microcápsulas em materiais naturais e métodos de tratamento de modificação de características estéticas de gemas

Fábio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde abril de 2011, sendo professor do quadro permanente desde a fundação do Programa, em 2007. Professor Associado do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS. Foi Chefe do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS nos períodos 2007-2009 e 2011-2013 e é Chefe Substituto desde Set/2013. Foi Coordenador dos cursos de Graduação em Design de Produto e de Design Visual da UFRGS (de Set/2010 a Set/2011), onde também ministra as disciplinas de Projeto de Produto IV (Design da Mobilidade) e Geometria Descritiva. Possui Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Portugal na área de projeto de juntas adesivas e sua aplicação no desenvolvimento de produtos com bolsa CAPES da área de Design (2009-2010). Possui Doutorado em Engenharia Mecânica na área de modelagem geométrica paramétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestrado em Engenharia Civil com ênfase na simulação computacional de estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Fez parte da equipe de criação dos cursos de graduação em design (2005), de mestrado em design (2006 e 2007) e de doutorado em design (2011 e 2012). Trabalha com projetos de pesquisa relacionados à metodologia de projeto e processos criativos, ao design virtual de produtos, ao projeto de produtos e à representação e modelagem, incluindo computação gráfica, modelagem geométrica paramétrica, simulação numérica de estruturas, realidade virtual e visualização científica. Também atua em pesquisa na área da Tecnologia Assistiva, orientando trabalhos de mestrado na área. Atua em projetos de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais abrangendo os seguintes temas: learning design, ambientes virtuais de aprendizagem, objetos de aprendizagem, geometria descritiva e hipermídia.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Müller, M. S., Duarte, L. da C., & Teixeira, F. G. (2015). Uso de madeira plástica para fabricação de playgrounds: uma proposta de inovação para substituir a madeira natural. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(1), 102–124. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.587