Desenvolvimento de um micro sistema supervisório

aplicado ao transporte de gás natural

Autores

  • Vitor Luis Rodrigues Barbosa TBG S/A

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.67

Palavras-chave:

Sistema supervisório, CLP, Gás natural, Supervisory system, PLC, Natural gas

Resumo

Este artigo mostra o desenvolvimento de um micro sistema supervisório aplicado ao transporte de gás natural (GN) baseado em um software de desenvolvimento de sistemas supervisórios consagrado no mercado, trabalhando em uma plataforma Windows XP a partir de um notebook utilizando a porta serial RS232 como meio físico de comunicação com o Controlador Lógico Programável (CLP). Estes CLP’s estão localizados nas Unidades Operacionais de uma empresa transportadora de gás natural que operam sem supervisão local, obrigando os técnicos que executam as manutenções preventivas das instalações a obterem informações do processo através de conversa via telefone celular com a Central de Supervisão e Controle (CSC) localizada na cidade do Rio de Janeiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Luis Rodrigues Barbosa, TBG S/A

Tecnólogo em Automação Industrial pela Faculdade SENAI/Florianópolis SC (2008) e Técnico em Instrumentação pelo SENAI/Santos SP (1979), com experiência em projeto, montagem e manutenção em sistemas de automação para plantas petroquímicas, refinarias de petróleo, indústria alimentícia e transporte de gás natural. Atualmente é Supervisor de Instalações da TBG S/A para o estado se Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

Barbosa, V. L. R. (2009). Desenvolvimento de um micro sistema supervisório: aplicado ao transporte de gás natural. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 2(1), 49–65. https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.67

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa