Inovação e gestão de design no setor têxtil de Santa Catarina: classificação e possíveis interações

Autores

  • Roger Costa Pellizzoni Universidade Federal de Santa Cataria - UFSC
  • Rafael Teixeira Locks Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Giselle Schmidt Alves Diaz Marino

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.676

Palavras-chave:

Inovação. Gestão de design. Design estratégico. Indústria têxtil.

Resumo

Inovação é uma palavra de ordem em quase todos os âmbitos da sociedade contemporânea, não mais apenas no mundo dos negócios. Tendo em consideração as abrangentes, diversificadas e ainda emergentes conceituações relacionadas ao processo de inovação, este estudo propõe uma breve revisão bibliográfica, classificação e identificação dos conceitos relevantes vinculados ao termo para fins de inter-relação com a gestão de design. Tal pesquisa, de natureza básica e bibliográfica, propõe conhecimento novo e de interesse universal. Sua abordagem qualitativa descritiva busca trazer ao objeto de estudo um contexto dinâmico e aplicado à indústria têxtil de Santa Catarina. O balanço comercial do segmento, entre os anos de 2009 e 2013, foi utilizado como parâmetro refletor dessa relação entre inovação x desempenho comercial. O resultado demonstrou que a gestão do design pode ser utilizada como ferramenta de inovação do setor estudado, desde que o mesmo entenda e aplique esta gestão sistêmica em seus três níveis: operacional, tático e estratégico.

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Biografia do Autor

Roger Costa Pellizzoni, Universidade Federal de Santa Cataria - UFSC

Mestrado em Design como foco em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Especialização em Design Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Especialização em Psicologia na Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005). Bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1999). Profissional com larga experiência e atuação nas áreas de Design e Comunicação de Marcas - Branding. Atuou como consultor em Design para a Inovação e Gestão Estratégica de Novos Negócios em empresas de consultoria e Institutos de Pesquisa de Tendências de Comportamento e de Consumo. Atuou como professor de nível superior nas áreas de Design e Comunicação. É Consultor de Gestão para a Inovação junto à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, através do Instituto Euvaldo Lodi

Rafael Teixeira Locks, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

mestrando em Design com foco em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Possui especialização em Marketing pela Fundação Getulio Vargas. É graduado em Engenharia Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Profissional com com atuação nas áreas de Design, Engenharia e Processos industriais. Atua como Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos na Altenburg Indústria Têxtil.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999), mestrado em Engenharia de Produção - Ergonomia (1992) e doutorado em Engenharia de Produção e Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1994). Atualmente é professor Associado nesta mesma universidade. Possui experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.

Giselle Schmidt Alves Diaz Marino

É doutora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produto e Processo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Possui graduação em Educação Artística Habilitação Desenho (1997) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Cursos na Universidade de Salamanca - Espanha, na área de Expressão Plástica e sua didática com ênfase em Desenho. Possui E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2015 101 formação em Processos Grupais e Coordenação de Equipes. Integrante do Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina desde o ano de 2000, atuando como docente em nível de graduação, especialização e mestrado. Possui como foco de pesquisa Projetos de Design Centrado no Usuário com ênfase no Design Universal e Design Inclusivo.

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Publicado

2015-07-30

Como Citar

Pellizzoni, R. C., Locks, R. T., Fialho, F. A. P., & Marino, G. S. A. D. (2015). Inovação e gestão de design no setor têxtil de Santa Catarina: classificação e possíveis interações. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(1), 87–101. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.676

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