Subprodutos com importância tecnológica provenientes do resíduo de crustáceos e suas aplicações

Autores

  • Sara Albino Antunes-Valcareggi Universidade Federal de Santa Catarina Senai/SC
  • Haiko Hense Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Regina Salvador Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.774

Palavras-chave:

Industrialização de crustáceos. Subprodutos. Quitina. Astaxanina.

Resumo

Milhares de toneladas de crustáceos são processadas anualmente, tornando-se um problema socioambiental, já que na industrialização grande parte do corpo dos animais, como carapaça, cabeça e patas, não é destinada ao consumo humano e possui lenta degradação, gerando uma grande quantidade de resíduo altamente perecível. Resíduos do processamento de crustáceos são constituídos por componentes, como proteína, quitina, ácidos graxos e carotenoides, que possuem grande interesse comercial. Assim, a utilização deste tipo de resíduo tem sido mais estudada. Este trabalho reúne uma série de estudos científicos sobre compostos provenientes do resíduo de crustáceos, como camarão, siri, lagosta, entre outros, e suas aplicações nas mais diversas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Albino Antunes-Valcareggi, Universidade Federal de Santa Catarina Senai/SC

Doutoranda em Eng. de Alimentos pela UFSC e Professora no Senai/Itajaí na área de Alimentos

Haiko Hense, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Técnica de Hamburgo-Harburg - Technische Uni. Hamburg-Harburg (1997). Atualmente é professor associado-de da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: supercritical fluid extraction (extração supercrítica) de antioxidantes naturais, condimentos, óleos essenciais e congelamento de alimentos.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Antunes-Valcareggi, S. A., Hense, H., & Ferreira, S. R. S. (2016). Subprodutos com importância tecnológica provenientes do resíduo de crustáceos e suas aplicações. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 117–136. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.774