Pesquisa científica: conhecimento e percepção dos acadêmicos de administração em Caxias do Sul

Autores

  • Sandro Manoel Machado Universidade de Caxias do Sul
  • Andrea Cristina Fermiano Fidelis Universidade de Caxias do Sul
  • Isaias Ricardo Carraro Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.787

Palavras-chave:

Pesquisa científica. Acadêmicos. Administração de empresas. Conhecimento.

Resumo

A partir da graduação, a metodologia da pesquisa passa a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento e preparo dos acadêmicos para a elaboração de pesquisas científicas. Tendo por base os critérios e o rigor científico que as pesquisas demandam, este estudo tem por objetivo verificar o nível de conhecimento dos alunos quanto à classificação da pesquisa científica e avaliar como eles percebem seu nível de conhecimento no que tange à classificação da pesquisa científica, quanto a sua natureza, abordagem, objetivos e procedimentos técnicos. O estudo foi realizado com uma amostra de 239 acadêmicos de Administração de Empresas, em cinco instituições de ensino superior da cidade de Caxias do Sul - RS, utilizando questionários estruturados, de abordagem quantitativa e com finalidade descritiva. Os resultados encontrados apontaram que a maioria dos discentes apresenta desconhecimento ou conhecimento superficial quanto à metodologia da pesquisa científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Ricardo Carraro, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Administração de Empresas na Universidade de Caxias do Sul. MBA em Gestão Estratégica da Produção – Universidade de Caxias do Sul. MBA em Gestão de Operações Logísticas e Supply Chain – Faculdade da Serra Gaúcha–FSG. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Diplomado em Logística Integral pela Pontifícia Universidad Javeriana (Bogotá - Colômbia). 2004 - Diplomado em Gerência de Projetos pela Universidad de La Sabana (Bogotá - Colômbia) Tradutor Juramentado e Intérprete Comercial nos idiomas Português/Espanhol. Professor / Coordenador dos cursos Técnicos: Logística e Transações Imobiliárias – Instituto Cultural e Desportivo Mutirão. Professor / Coordenador dos cursos de Graduação: Logística / Gestão Comercial / Gestão de Recursos Humanos – FTSG - Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Machado, S. M., Fermiano Fidelis, A. C., Carraro, I. R., & Olea, P. M. (2016). Pesquisa científica: conhecimento e percepção dos acadêmicos de administração em Caxias do Sul. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 151–170. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.787