A cultura e o ambiente de inovação: estudo em uma multinacional varejista

Autores

  • Andressa Gonçalves UniSociesc
  • Silvana Vieira Tambosi Universidade Regional de Blumenau
  • Luciano Castro de Carvalho Universidade Regional de Blumenau
  • Denise Del Pra Netto Machado Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.823

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a influência da cultura organizacional sobre o ambiente de inovação em uma empresa multinacional varejista. Para tal, aplicou-se o questionário adaptado de Hofstede (1980) e de Bates et al. (1995), referente à cultura, e o de Machado, Carvalho e Heinzmann (2012) sobre o ambiente de inovação. A amostra foi de 156 respondentes. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que houve relação positiva na influência da cultura organizacional sobre o ambiente de inovação. Para pesquisas futuras, indica-se ampliar a amostra para outras empresas e estabelecer uma relação entre inovação e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Gonçalves, UniSociesc

Administração

Silvana Vieira Tambosi, Universidade Regional de Blumenau

Administração

Luciano Castro de Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Administração

Denise Del Pra Netto Machado, Universidade Regional de Blumenau

Administração

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Gonçalves, A., Tambosi, S. V., Carvalho, L. C. de, & Machado, D. D. P. N. (2016). A cultura e o ambiente de inovação: estudo em uma multinacional varejista. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 51–74. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.823