Desenvolvimento de presunto defumado de tilápia com teor reduzido de sódio

Autores

  • Milto Defaveri Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC
  • Gabrieli Nicoletti Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC
  • Riveli Vieira Brigido Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.837

Palavras-chave:

Presunto defumado de tilápia. Redução de sódio. Processamento de Alimentos.

Resumo

Durante o processo de filetagem de tilápia, uma grande quantidade de subproduto de baixo valor comercial é gerada. Devido ao valor nutritivo do pescado, rico em proteínas de alto valor biológico e outros nutrientes essenciais, torna-se interessante o desenvolvimento de novos produtos para consumo humano a partir desses subprodutos do processo. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de presunto defumado, a partir de subprodutos do processo de filetagem da Tilápia do nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus). O presunto defumado de tilápia foi obtido a partir dos cortes de pescado, os quais seriam descartados no processo de padronização do filé. Após processamento, foram submetidos ao tratamento para redução de sódio, e então, submetido ao processo térmico. O teor de sódio do produto foi reduzido em 45,26 % em relação ao limite máximo pré-estabelecido pela ANVISA. A vida útil foi determinada em 180 dias, através de análises sensoriais, microbiológicas e físico-químicas, de acordo com a legislação vigente. O produto desenvolvido teve uma boa aceitação sensorial pelos provadores, sendo que a maioria dos julgadores “gostou moderadamente”. No teste de identificação de origem do produto, somente 25 % dos julgadores identificaram a origem da matéria prima, ou seja, não possui sabor e odor acentuado de pescado. Sendo uma alternativa interessante para a indústria pesqueira para agregar valor e disponibilizar novos produtos para este mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milto Defaveri, Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC

Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC. Área: Pesquisador

Gabrieli Nicoletti, Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC

Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC. Área: Pesquisador

Riveli Vieira Brigido, Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC

Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Chapecó/SC. Área: Coordenador de Inovação e Consultoria na área de Alimentos e Bebidas.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Defaveri, M., Nicoletti, G., & Brigido, R. V. (2016). Desenvolvimento de presunto defumado de tilápia com teor reduzido de sódio. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(1), 150–162. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.837

Edição

Seção

Agroalimentar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)