Videoaulas como apoio ao processo de aprendizagem digital sobre o tratamento de esgoto sanitário

Autores

  • Rodrigo Catafesta Francisco FURB- Universidade Regional de Blumenau
  • Thais de Souza Schlichting FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Joel Dias da Silva SENAI/SC - Blumenau
  • Noemia Bohn FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i2.850

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Videoaulas. Saneamento. Educação Ambiental.

Resumo

O avanço das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem modificado a forma como as pessoas constroem seus conhecimentos. Nesse contexto, o objetivo é discutir como a produção e divulgação de videoaulas poderá contribuir para o processo de Educação Ambiental, no que tange aos assuntos relacionados ao esgotamento sanitário. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se um levantamento da produção científica na grande área do conhecimento Ciências Ambientais, nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde); BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde); Portal de Periódicos CAPES e SciELO. Caracteriza-se a pesquisa como bibliográfica e documental, com investigação na literatura e legislação vigente. Dessa varredura, foi possível identificar linhas de pensamento bastante distintas que, em conjunto, reforçam a necessidade de se adequar ao “novo” modo de transmitir conhecimento, e de se tornar um processo de ensino-aprendizagem mais estimulante.

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Biografia do Autor

Rodrigo Catafesta Francisco, FURB- Universidade Regional de Blumenau

Engenheiro Civil pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (2014). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental - PPGEA/FURB. Por conta da formação acadêmica, tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Agregados, Concreto, Concreto de Alto Desempenho e Dosagem. No mestrado, desenvolve pesquisa na área de Monitoramento de Políticas Públicas na Bacia do Itajaí, atuando nos seguintes temas: Plano de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas, Planos Municipais de Saneamento Básico, Políticas Públicas, Esgotamento Sanitário, Adequações Técnicas, Monitoramento e Controle

Thais de Souza Schlichting, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Mestranda no curso de Pós Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos anos finais do Ensino Fundamental; Iniciação Científica, pesquisando leitura, escrita e as novas metodologias do processo ensino e aprendizagem em cursos de Engenharia. Tem experiência, ainda, como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas no Ensino Médio.

Joel Dias da Silva, SENAI/SC - Blumenau

Engenheiro Sanitarista pela UFMT Universidade Federal de Mato Grosso (1999), com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia Ambiental ambos pela UFSC Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou o seu Pós-Doutorado em Engenharia Ambiental junto à FURB - Universidade Regional de Blumenau pelo Programa MEC/CAPES PNPD. Atualmente é Professor Titular lotado no Departamento de Engenharia de Produção e Design e também do Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental do Programa de Pós-Graduação (PPGEA), da FURB. Instrutor Nível HV-01 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, dos Cursos Técnicos em Controle Ambiental, Edificações e Segurança do Trabalho, no SENAI Blumenau, Santa Catarina. Professor Colaborador do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental, parceria entre a UFSC Universidade Federal de Santa Catarina e ICE Instituto de Competências Empresariais representando a FIAT Automóveis, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Consultor Ad Hoc da FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado do Pernambuco. Possui experiência na Grande Área da Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais, assim também como em Efluentes Industriais e Tecnologias de Tratamento. Representante da ABES-SC no Conselho Municipal de Saneamento‏ em Blumenau.

Noemia Bohn, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1984), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Direito das Relações Sociais, sub-área Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado junto a Unité Mixte de Recherche Territoires, Environement, Télédetéction et Information Spatialisée ? UMR TETIS (CEMAGREF, CIRAD, ENGREF) na Maison de la Télédetéction com o tema ?Reflexão sobre os procedimentos jurídico-administrativos de prevenção e resolução de conflitos relacionados ao manejo da água?. Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Participa de dois grupos de pesquisa: 1) Gestão de Bacia Hidrográfica; 2) Direitos Fundamentais, Cidadania e Novos Direitos. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Direito Ambiental, Políticas Públicas, Recursos Hídricos e Riscos de Desastre

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Publicado

2015-12-15

Como Citar

Francisco, R. C., Schlichting, T. de S., da Silva, J. D., & Bohn, N. (2015). Videoaulas como apoio ao processo de aprendizagem digital sobre o tratamento de esgoto sanitário. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(2), 71–84. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i2.850

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