Análise do comportamento estrutural de elementos cônicos de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV)

Autores

  • Wellington Mazer Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Luiza Ribas de Christo Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.873

Palavras-chave:

Compósitos, PRFV, Poste de fibra

Resumo

Os materiais compósitos, apesar de muito antigos, passaram a ganhar importância no século XX, com o surgimento das fibras sintéticas. Atualmente está presente nos segmentos naval e aeronáutico, pois apresentou diversas vantagens em relação aos materiais antes utilizados como matéria-prima. Sua participação em outros segmentos do mercado ainda é limitada. O setor de distribuição de energia elétrica encontrou no material compósito uma ótima solução para postes e acessórios que precisam ser instalados em locais de difícil acesso. Porém, por existirem poucas aplicações deste material em postes de distribuição no mercado, a defasagem de informações e estudos sobre ele é grande. O presente trabalho analisa estruturalmente um poste de material compósito, mais precisamente poliéster reforçado com fibra de vidro. Foram obtidos valores de tensões e deslocamentos através de modelagem estrutural por elementos finitos, comparando os resultados da modelagem com resultados experimentais, verificando a viabilidade da modelagem para a análise até carregamentos equivalentes à resistência nominal do poste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Mazer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1994), especia-lização em Construção Civil Estrutura (1996), mestrado em Engenharia Hidráulica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministrando aulas nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e na Pós-graduação em Patologia das Construções, nas disciplinas de Argamassas e Concretos, Concretos Especiais, Patologia das Construções e Sistemas Estruturais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atu-ando principalmente nos seguinte temas: concreto, durabilidade, estruturas, patologia do concreto e dosagem de concretos.

Maria Luiza Ribas de Christo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira civil graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Um ano de graduação cursado na Alemanha, em Bauhaus Universität Weimar. Já atuou na construção civil, em obras resi-denciais. Atualmente atua como engenheira civil no ramo de produção de postes e cruzetas de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV ).

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Mazer, W., & Christo, M. L. R. de. (2017). Análise do comportamento estrutural de elementos cônicos de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV). Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 10(1), 121–138. https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.873