Compartilhamento de conhecimento e ontologia: estado da arte sobre o olhar da engenharia do conhecimento

Autores

  • Cleunisse Rauen De Luca Canto SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.915

Palavras-chave:

Conhecimento. Ontologias. Gestão do Conhecimento. Engenharia do Conhecimento.

Resumo

A forma como os indivíduos e as organizações adquirem, criam, compartilham e disseminam conhecimento possui uma nova dinâmica com o surgimento da Era do Conhecimento. O uso cada vez mais frequente de sistemas baseados em conhecimento empregando ontologias é crescente nas organizações. Para que ocorra a conversão do conhecimento, é necessário um ambiente apropriado para que as pessoas, a organização e o próprio ambiente permaneçam em sintonia, gerando conhecimento organizacional. Na literatura, por exemplo, são inúmeros os artigos que reforçam a importância de haver captura e transferência do conhecimento, tanto no nível individual quanto no coletivo. A motivação, a criatividade, a capacidade de percepção para o trabalho em equipe, além de valores, são aspectos essenciais e formadores do capital humano. A facilidade de acesso às ferramentas tecnológicas, especificamente de informação e comunicação (TICS), são estímulos para os colaboradores compartilharem conhecimento e, consequentemente, criarem ontologias de forma assertiva com seus pares. Esta revisão objetivou, então, entender a relação entre o compartilhamento de conhecimento e a ontologia, no contexto da Gestão e da Engenharia do Conhecimento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica, de caráter exploratório-descritivo, por meio de um levantamento bibliográfico, que possibilitou confirmar a relevância e o vínculo entre os temas discorridos. O conhecimento como insumo do compartilhamento de conhecimento e sua formalização, por meio de metodologias e ferramentas, permite a construção de ontologias, caracterizando a abordagem interdisciplinar dos temas abordados pelos diferentes autores citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleunisse Rauen De Luca Canto, SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Magistério (1988) e Supervisão Escolar (1989). Fez Curso de Aperfeiçoamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1992) e Formação de Instrutores (1994). Mestre em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)(2004). Atualmente é Professora da disciplina de Metodologia do Ensino Superior no MBA Gestão para Excelência e Coordenadora Pedagógica, ambos no SENAIsc Florianópolis. Atua, também, como Professora das disciplinas de Dificuldades de Aprendizagem; Recursos Técnicos, Administrativos e Materiais Pedagógicos; Práticas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica do Curso de Psicopedagogia para as unidades Vale, Sul e Litoral do Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Possui experiência em educação com ênfase no processo ensino-aprendizagem. Maiores informações no currículo lattes.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Canto, C. R. D. L. (2016). Compartilhamento de conhecimento e ontologia: estado da arte sobre o olhar da engenharia do conhecimento. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 171–182. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.915