Aprendizagem organizacional e capacidade absortiva: uma análise teórica no contexto da gestão do conhecimento

Autores

  • Regina Wundrack do Amaral Aires SENAI/SC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.916

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional. Capacidade absortiva. Gestão do conhecimento. Interdisciplinaridade.

Resumo

Na sociedade da informação, a globalização e a hipercompetitividade de mercado forçaram as empresas a se reinventarem e, com isso, construírem inovações constantes e sistematizadas com o intuito de alcançarem vantagens competitivas sustentáveis. Diferenciam-se as organizações que tiverem maior capacidade para construir aprendizagem organizacional e absorver conhecimentos, gerando valor para seus negócios e se reposicionando em seus mercados com o passar dos anos. Nesse contexto, a gestão do conhecimento passou a ser fator chave nos negócios, possibilitando mais agilidade nas tomadas de decisões, além de gerar ciclos de inovações e melhorias contínuas e contribuir para que as organizações conquistassem lugar de destaque no mundo competitivo. Neste sentido, este estudo teve como questão de pesquisa: qual a relação da aprendizagem organizacional e da capacidade absortiva no contexto da gestão do conhecimento nas organizações da sociedade da informação? No intuito de buscar respostas para esta questão de pesquisa, este estudo teve por objetivo analisar a relação da aprendizagem organizacional com a capacidade absortiva nas organizações, demonstrando sua relação com a gestão do conhecimento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica de fins exploratório descritivo por meio de levantamento bibliográfico. Os elementos teóricos levantados confirmaram a relevância desta pesquisa, identificaram que a o conhecimento é insumo da capacidade absortiva e da aprendizagem organizacional, evidenciando que a gestão do conhecimento desempenha papel chave na integração entre estas duas temáticas e que, para amplificar sua análise, a abordagem interdisciplinar dos temas é imprescindível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Wundrack do Amaral Aires, SENAI/SC

Especialista na área de Gestão com MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia (2013) e Especialização em Gestão Empresarial (2010). Bacharel em Secretariado Executivo (2008) com Registro Profissional SRTE/SC 1226 de 27/06/2011. Atualmente trabalha como Especialista em Educação na Gerência de Educação e Tecnologia do Departamento Regional do SENAI/SC, atuando na Coordenação Estadual do Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC e na modalidade de Cursos Técnicos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Aires, R. W. do A. (2016). Aprendizagem organizacional e capacidade absortiva: uma análise teórica no contexto da gestão do conhecimento. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 183–196. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.916