Competências empreendedoras

as características requeridas do profissional moderno

Autores

  • Glauco Medeiros Borges Faculdade Capivari - FUCAP
  • Fernanda Kempner Moreira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.979

Resumo

Entender a relação entre o empreendedor e as competências que permeiam suas ações, bem como conhecer quais são exatamente as competências requeridas dos empreendedores é objeto constante nas pesquisas. Tentando contribuir para este entendimento este artigo teve como objetivo apresentar as competências empreendedoras evidenciadas na literatura. Trata-se de uma pesquisa teórica que buscou na base de dados Scopus artigos dos últimos três anos que continham como palavra-chave o termo Entrepreneurial Skills. Dos documentos lidos foram extraídas as nove principais competências dos empreendedores: aproveitamento das oportunidades; capacidade de correr riscos; relacionamento e rede de contatos; estratégias, planejamento e metas; competência administrativa e busca de informações; know-how; comprometimento, persistência e resiliência; qualidade e eficiência; independência e autoconfiança. É importante ressaltar que as características empreendedoras têm emergido como um diferencial, pois as organizações buscam profissionais que empreendam não só em negócios próprios, mas também sejam intra-empreendedores nas organizações em que trabalham. Sendo assim, buscar o desenvolvimento destas competências torna-se um elemento importante para o profissional da atualidade. Palavras-chave: Empreendedorismo, Competências, Competências Empreendedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauco Medeiros Borges, Faculdade Capivari - FUCAP

Graduando do curso de Engenharia de Produção na Faculdade Capivari – FUCAP. Possui experiência com projetos de engenharia aplicada nas áreas de redução de custos, melhoria contínua, lean manufacturing, implantação de ferramentas da qualidade, mapeamento de fluxo de valor, projetos de melhoria em linha de produção e equipamentos. É autor de vários artigos científicos nas áreas, com publicações em congressos nacionais e internacionais. Tem como áreas de interesse o estudo do uso da inteligência organizacional como ferramenta de melhoria contínua dentro das organizações. Atualmente é coordenador regional do CREAJr-SC: Regional Tubarão.

Fernanda Kempner Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas (2002) e Gestão Financeira e Contábil (2008). Graduada em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (2001). Membro do Grupo de Pesquisa ENGIN/UFSC (Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação). Professora da Faculdade Capivari nas disciplinas Administração da Produção, Sistemas de Produção e Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Borges, G. M., & Moreira, F. K. (2018). Competências empreendedoras: as características requeridas do profissional moderno. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 39–52. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.979

Edição

Seção

Artigos