Contribuições da engenharia do conhecimento para a estruturação de sistemas educionais

aplicações utilizando a metodologia CommonKADS

Autores

  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cleunisse Rauen De Luca Canto SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis
  • Denilson Sell Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.996

Palavras-chave:

CommonKADS, Educação, Sistemas Multiagente, Engenharia do Conhecimento

Resumo

Para atender às demandas do século XXI, à medida que se sai da sociedade in-dustrial para entrar na sociedade do conhecimento, a educação precisa se adaptar. Neste estudo, a Engenharia do Conhecimento configurou-se como um suporte para a educação, visto que possui uma robusta possibilidade de metodologias que se adequam ao desenvolvimento de sistemas envolvendo tarefas para a gestão do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão sistemática foi identificar nos pressupostos teórico-empíricos as contribuições da metodologia CommondKADS para a estruturação de sistemas educacionais, respondendo à seguinte questão de pesquisa: Como a educação vem utilizando a metodologia CommonKADS para a estruturação de sistemas educacionais? Para tanto, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e Scienc Direct, além dos dados obtidos a partir do Google Scholar. Dos 42 artigos obtidos nas buscas, 18 foram alvo deste estudo, uma vez que atendiam aos critérios de elegibilidade. Embora com poucas pesquisas relatando esta interação, os resultados apontaram diferentes possibilidades no suporte ao processo de ensino e de aprendizagem a partir de modelos explícitos para identificação e representação do conhecimento, bem como uma descrição clara de relações de input-output entre os modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC - 1996) e professor do departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Participou da criação e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). É pesquisador nas áreas de engenharia e gestão do conhecimento, governo eletrônico e interdisciplinaridade. É fundador do Instituto Stela. Atua em comissões de assessoria técni-co-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC, OPS/BIREME). Sua produção acadêmica e tecnológica resulta da coprodução com mais de 500 colaboradores e inclui mais de 200 publicações, além de softwarese atividades técnicas de assessoria e colaboração técnico-científica (incluindo organização de diversos eventos).

Cleunisse Rauen De Luca Canto, SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Magistério (1988) e Supervisão Escolar (1989). Fez Curso de Aperfeiçoamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1992) e Formação de Instrutores (1994). Mestre em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)(2004). Atualmente é Professora da disciplina de Metodologia do Ensino Superior no MBA Gestão para Excelência e Coordenadora Pedagógica, ambos no SENAIsc Florianópolis. Atua, também, como Professora das disciplinas de Dificuldades de Aprendizagem; Recursos Técnicos, Administrativos e Materiais Pedagógicos; Práticas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica do Curso de Psicopedagogia para as unidades Vale, Sul e Litoral do Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Possui experiência em educação com ênfase no processo ensino-aprendizagem. Maiores informações no currículo lattes.

Denilson Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na The Open University. Professor no Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Também é diretor e pesquisador no Instituto Stela. Atua nas seguin-tes áreas/temáticas: engenharia do conhecimen-to, gestão do conhecimento, business intelligence, inteligência artificial, ontologias, semantic web, planejamento de sistemas de informações e governo eletrônico.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Pacheco, R. C. dos S., Canto, C. R. D. L., & Sell, D. . (2018). Contribuições da engenharia do conhecimento para a estruturação de sistemas educionais: aplicações utilizando a metodologia CommonKADS. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 3–24. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.996

Edição

Seção

Artigos