ESTRATÉGIAS PARA A AQUISIÇÃO E A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DO CONHECIMENTO:
Uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v14i2.1189Resumo
Objetivo: Identificar métodos e técnicas que podem ser observados na literatura
para a aquisição e a criação do conhecimento na perspectiva da engenharia do
conhecimento. Método: Uma revisão de escopo foi realizada em cinco bases de
dados. Os estudos incluídos foram os que apresentaram o constructo ‘knowledge
criation’ no título, abstract ou palavras-chave e que durante a leitura completa
permitissem identificar métodos e técnicas auxiliares a criação do conhecimento,
tendo como suporte a engenharia do conhecimento. Resultado: Vinte e cinco
(25) estudos estão contemplados, sendo treze (13) dentro do espaço temporal
de 2016 a 2020 e doze (12) de 2004 a 2015. As dimensões organizacionais
abrangidas são cultura organizacional, aprendizagem organizacional, cognição
organizacional, processos e rotinas, capital intelectual e capacidade absortiva/
inovação. Conclusão: Observou-se que a engenharia do conhecimento disponibiliza
diferentes ferramentas tecnológicas como estratégia para a aquisição e
a criação do conhecimento, dando suporte à gestão do conhecimento.
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