Sobre a Revista

 

 FOCO E ESCOPO

Revista e-TECH: Tecnologias para Competitividade Industrial é uma publicação do SENAI Santa Catarina e tem por objetivo a divulgação de trabalhos relacionados às áreas de Educação Profissional e Tecnológica, Tecnologias Industriais e Gestão Industrial. 

Considerando a crescente relevância dos eventos científicos, trabalhos publicados em anais de eventos serão considerados em suas versões completas, desde que estejam na sua forma final para publicação. Esses trabalhos passarão também pelo processo de avaliação. Recomendamos a menção, na forma de nota de rodapé, sobre a publicação em anais de eventos científicos

O Conselho Editorial da revista conta com membros de instituições nacionais e internacionais visando aprimorar os processos de inclusão da revista como uma plataforma de publicação mais internacionalizada e objetivando elevar a qualidade técnico-científica das publicações. A busca de novas indexações, em diferentes bases, é uma meta permanente dos membros desta revista. 

Com o objetivo de ampliar  a internacionalização e visibilidade dos artigos publicados, a partir de 2023 será adotada a  publicação preferencialmente em Língua Inglesa. 

A partir de 2023 a Revista e-TECH passa  a adotar o sistema de publicação contínua de artigos. Recomendado pela SciELO como sendo uma possibilidade inovadora de publicação, esse sistema não exige a espera na composição completa dos fascículos. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES 

Os textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial. Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de avaliadores especializados na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. 

A publicação dos trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos editores. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, além da consistência e o rigor da abordagem

O autor será notificado sobre o aceite ou não de seu trabalho pelo Editor. O autor poderá acompanhar o processo de avaliação do artigo pelo sistema ou entrar em contato com o editor para esclarecer dúvidas: maristela.silveira@edu.sc.senai.br ou revista.etech@sc.senai.br

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E MELHORES PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

A Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, ISSN  1983 1838, tem arbitragem científica com o objetivo de garantir os padrões éticos. Prezamos pela concordância dos envolvidos no processo editorial em relação aos processos de melhores práticas na publicação. 

Autoria

Os autores são titulares e serão responsáveis pela originalidade e autoria, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

INDEXADORES

A Revista e-TECH está indexada na seguinte base de dados:

Sumários de Revistas Brasileiras - SUMÁRIOS.ORG
http://www.sumarios.org/

Referência Qualis - CAPES

A Revista e-TECH agora é  Qualis B1 área Interdisciplinar.