A relação da Indústria 4.0 com a sustentabilidade: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1197

Palavras-chave:

Indústria 4.0; Sustentabilidade; Gestão; Revisão de literatura

Resumo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, novos modelos de negócio surgem, o que permite que se aprimorem os processos de produção, criando-se módulos de fábrica descentralizados e independentes. No entanto, isso requer um período de adaptação e uma ampla compreensão das tecnologias capacitadoras, bem como dos métodos e ferramentas. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar sistematicamente os estudos publicados sobre o tema Indústria 4.0 (I4) e sua integração com a sustentabilidade no contexto empresarial. Para o levantamento dos artigos analisados, realizaram-se buscas nas bases de dados Science Direct, Scopus e Web of Science, utilizando-se as palavras-chave: “management AND factory 4.0 OR fourth industrial revolution OR smart manufacturing AND sustainability” e filtragem pela categoria de artigos. Obteve-se 342 artigos sobre o tema Indústria 4.0, destes, 54 com maior ênfase na sustentabilidade econômica e ambiental. Estudos futuros que abordem a I4 com a perspectiva social são recomendados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andriele De Prá Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Universidade Positivo, mestre em Engenharia de Produção ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica pela UTFPR de Ponta Grossa - PR, especialista em Gestão de Negócio pela Unioeste de Francisco Beltrão - PR e formada em Administração pela UTFPR de Pato Branco- PR.Pesquisadora na área de Ecoinovação, Inovação e Sustentabilidade, revisora de periódicos e congressos, Atua como professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Francisco Beltrão.

Paula Regina Zarelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Francisco Beltrão - PR. Professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), com período sanduíche na Universidad a Distancia de Madrid - ES (UDIMA). Administradora, possui experiência em Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento, atuando nas áreas correlatas de capital intelectual, capacidades dinâmicas, inovação, empreendedorismo, habitats de inovação, MPEs e gestão pública. Líder do Laboratório de Pesquisa Empreendedorismo Sustentável, Inovação e Conhecimento (LESIC). Integrante da Associação para a Gestão do Capital Intelectual - Santarém/Portugal. Bolsista de extensão CNPq/Sebrae - MG.

Bruna Madey Dalarosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuante nos temas de pesquisa: análise sociotécnica, sustentabilidade, ecoinovação.

Alexandre Moreira Vieira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Mestre em Administração Pública pelo Profiap - UTFPR. Atualmente é assistente administrativo da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve projeto de pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: análise sociotécnica, sustentabilidade, inovação e energia fotovoltaica.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

Carvalho, A. D. P., Zarelli, P. R., Dalarosa, B. M., & Vieira, A. M. (2022). A relação da Indústria 4.0 com a sustentabilidade: uma revisão. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15(1). https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1197