PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR RACIAL LITERACY: A CASE STUDY ADDRESSING ETHNIC-RACIAL RELATIONS

ETHNIC-RACIAL RELATIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v17i1.1363

Palavras-chave:

pedagogical proposal; racial literacy; ethnic-racial relations.

Resumo

This article describes the development and implementation of a pedagogical intervention project. The intervention presents a reflection on ethnic-racial relations in current Brazilian times for students of the "Strategic Planning" discipline of the Higher Education Course in Management Processes at a college in Florianópolis, SC, Brazil. The objectives involve bibliographical research, assessment of students' knowledge, discussion of concepts and proposals to combat racism, racial literacy and its application in a racist society. The methodology includes content presentation, individual and collective questionnaires, debates and feedback. Results indicate interest from students, but with conceptual gaps and limited views on combating racism. The intervention provided reflection and learning, highlighting the need for continuous actions to consolidate racial literacy. Educating in this context requires acknowledging privileges and deconstructing deep-rooted concepts. This pedagogical proposal represents a step forward in redefining perceptions but highlights the importance of persistent efforts for effective changes.

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Biografia do Autor

Karina Francine Marcelino, Faculdade SENAI

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG) com período sanduíche em University of Technology Sydney. Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora nas Faculdades SENAC e SENAI. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB. Membra da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo. Conselheira do Coletivo Negro Guerreiro Ramos (ESAG/UDESC). Membra do Núcleo de Estudos Negros NEN. Membra da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Cadara). Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal Goiano

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi professora da Universidade Federal de Goiás(2008-2014) e atualmente é docente Instituto Federal Goiano . Tem experiência na Educação Básica e em pesquisa principalmente os seguintes temas: Educação, Educação das Relações Étnico raciais, Políticas Educacionais, História da Educação. E professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional em Ensino para a Educação Básica. E coordenadora do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Ex-coordenadora do Consórcio de de Neabis da Região Centro Oeste, Coordenadora do Curso de Pedagogia. Integrou o Conselho Superior do IFGoiano no período de 2020-2022.

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina - CEE-SC (2011-2023). Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES/MEC (2019-2022). Presidente do CACS/FUNDEB de Santa Catarina (2017-2019). Membro da Comissão UNIEDU/FUMDES - Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD (2014-2026). Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. Diretor Geral da ESAG/UDESC (2010-2014); Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da ESAG/UDESC (2004-2006); Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração da ESAG/UDESC (2021-2023; 2015-2018; 2006-2009; 2002-2004). Tem experiência na área de Administração e de Engenharia, em Ensino e em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação, avaliação, ensino superior, educação básica e pareceres técnicos na área de educação e de legislação e normas do ensino superior

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Marcelino, K. F., Ribeiro, C. M., & Moraes, M. C. B. (2024). PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR RACIAL LITERACY: A CASE STUDY ADDRESSING ETHNIC-RACIAL RELATIONS: ETHNIC-RACIAL RELATIONS. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 17(1). https://doi.org/10.18624/etech.v17i1.1363