Alinhamento do RUP 7.0 aos valores do movimento ágil

Autores

  • Sergio Akio Tanaka Audare Engenharia de Software
  • André Banki AltoQi Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.19

Palavras-chave:

Engenharia de software, Movimento Ágil, Rational Unified Process

Resumo

O desenvolvimento ágil tem sido um assunto de interesse crescente na comunidade de desenvolvimento de software nos últimos anos. Ao comparar as metodologias ágeis, como o eXtreme Programming (XP), com as prescritivas, muitos autores listam o Rational Unified Process (RUP) com estas últimas. Esses trabalhos atualmente disponíveis retratam a versão 2003 do RUP, com a abordagem já considerada “clássica” das Melhores Práticas. Este artigo mostra que o RUP é um processo em constante evolução e, nesta versão 7.0, englobou nos seus “Conceitos Chave” a maior parte dos valores defendidos pelo Manifesto Ágil perante a comunidade de desenvolvimento de software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Akio Tanaka, Audare Engenharia de Software

Especialista em Gestão Empresarial pelo ISE - Instituto Superior de Ensino em convênio com o IESE de Barcelona. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Pós-graduado pela Universidade Estadual de Londrina nas áreas de Redes de Computadores e Banco de Dados e em Análise de Sistemas pela UniFil; Graduado em Processamento de Dados. Engenheiro de Software certificado pela IBM Rational e Sales Professional em IBM Websphere. Ao Longo da sua carreira, foi Diretor de Novas Tecnologias da K2Solutions (empresa com 500 funcionários). Atuou como Gerente Geral da PLATIN/ADETEC e Consultor do Agente Softex/ADETEC no mercado Espanhol, Instrutor e Coordenador da área de TI do SENAC por 11 anos e foi Gerente da KAIZEN - DATABASE Marketing por 5 anos. Atualmente, é Diretor, e também, consultor certificado pela IBM Rational e Websphere na AUDARE Engenharia de Software. Na área acadêmica, atua como professor e coordenador da UNIFIL - Universidade Filadélfia nos cursos de Pós-Graduação da área de Computação e Pesquisa, Professor e Coordenador de Pós-Graduação na área de Engenharia de Software do SENAI/SC; Professor Ad-hoc da UNOPAR, UNIPAR e UEL em cursos de Pós-graduação. Possui expertise em Gerência de Projetos, Arquitetura de Software, UML, Construção de Frameworks e Componentes, Processo de Desenvolvimento de Software, Gerência de Requisitos, Gerência de Mudanças, Workflow, Modelagem Web e de Negócios. Tem fluência nos idiomas Inglês e Espanhol e forte experiência no mercado Internacional (Europa, Japão e América Latina). Em serviços filantrópicos foi Presidente do Rotary Club Londrina Sul gestão 2004/2005 e tem atuado desde 1998 em serviços a comunidade. Maiores informações no currículo lattes.

André Banki, AltoQi Tecnologia

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia Civil (na área de Estruturas), também pela UFSC, e Especialista em Engenharia de Software pelo SENAI/Florianópolis, trabalha como Gerente de Desenvolvimento na empresa AltoQi Tecnologia em Informática Ltda., tendo sido responsável pela concepção e coordenação do desenvolvimento de diversos sistemas de renome nacional na área de Engenharia.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Tanaka, S. A., & Banki, A. (2008). Alinhamento do RUP 7.0 aos valores do movimento ágil. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(1), 4–17. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.19