O Programa Universidade para Todos: PROUNI e a democratização do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.350Palavras-chave:
Prouni. Democratização do Ensino Superior. Estado da Arte.Resumo
Movidos pelo desafio de conhecer estudos realizados sobre o Programa Universidade Para Todos - Prouni, nos últimos anos, atualizando um conjunto de estudos que compuseram o estado da arte, pertinentes ao Programa, e no intuito de divulgar para a comunidade científica sobre este saber, mapeou-se os trabalhos acadêmicos, identificando as categorias estudadas pelos pesquisadores: Inclusão Social e Profissional, Democratização do Ensino Superior, Política Neoliberal e Influência e Motivação Familiar, sendo a categoria Democratização do Ensino Superior o objeto deste trabalho. A pesquisa foi centrada no Prouni, independentemente da área do programa de pós-graduação, passando por programas de educação, sociologia, ciências políticas, teologia, serviço social, ciências contábeis, sobre a produção acadêmica discente dos programas nacionais de pós-graduação stricto sensu, expressa em teses de doutorado e dissertações de mestrado nos últimos anos. As pesquisas aqui indicadas, dentre muitas variáveis, consideraram que o Programa democratiza parcial e totalmente o Ensino Superior, garantindo a inclusão de uma parcela da população que não teria acesso a uma vaga na universidade pública. O presente trabalho ocupa-se ainda de apresentar desdobramentos parciais da pesquisa concluída em fins de 2010: “Prouni e inclusão social”, desenvolvida pela PUC/SP em parceria com a Uninove, que contou com financiamento Capes/INEP.Downloads
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Publicado
2014-12-12
Como Citar
Ferreira, J. A., & Petraglia, I. C. (2014). O Programa Universidade para Todos: PROUNI e a democratização do Ensino Superior. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 25–39. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.350
Edição
Seção
Caleidoscópio
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