O Programa Universidade para Todos: PROUNI e a democratização do Ensino Superior

Autores

  • Jose Angelo Ferreira SENAI/SC - Londrina
  • Izabel Cristina Petraglia UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.350

Palavras-chave:

Prouni. Democratização do Ensino Superior. Estado da Arte.

Resumo

Movidos pelo desafio de conhecer estudos realizados sobre o Programa Universidade Para Todos - Prouni, nos últimos anos, atualizando um conjunto de estudos que compuseram o estado da arte, pertinentes ao Programa, e no intuito de divulgar para a comunidade científica sobre este saber, mapeou-se os trabalhos acadêmicos, identificando as categorias estudadas pelos pesquisadores: Inclusão Social e Profissional, Democratização do Ensino Superior, Política Neoliberal e Influência e Motivação Familiar, sendo a categoria Democratização do Ensino Superior o objeto deste trabalho. A pesquisa foi centrada no Prouni, independentemente da área do programa de pós-graduação, passando por programas de educação, sociologia, ciências políticas, teologia, serviço social, ciências contábeis, sobre a produção acadêmica discente dos programas nacionais de pós-graduação stricto sensu, expressa em teses de doutorado e dissertações de mestrado nos últimos anos. As pesquisas aqui indicadas, dentre muitas variáveis, consideraram que o Programa democratiza parcial e totalmente o Ensino Superior, garantindo a inclusão de uma parcela da população que não teria acesso a uma vaga na universidade pública. O presente trabalho ocupa-se ainda de apresentar desdobramentos parciais da pesquisa concluída em fins de 2010: “Prouni e inclusão social”, desenvolvida pela PUC/SP em parceria com a Uninove, que contou com financiamento Capes/INEP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Angelo Ferreira, SENAI/SC - Londrina

Doutor em Educação. Mestre em Engenharia da Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração, pelo Middlesex County College (New Jersey, EUA). Pedagogo pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Professor e coordenador do Curso de Administração e Engenharia da Produção da Faculdade Pitágoras (Campus Londrina)

Izabel Cristina Petraglia, UFRN

Pós-Doutora pelo Centro Edgar Morin, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris). Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga e pedagoga. Professora e pesquisadora de Programa de Pós-graduação. Atualmente é pesquisadora do COMPLEXUS – núcleo de estudos da complexidade, da PUC/SP e do GRECOM – grupo de estudos da complexidade, da UFRN.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Ferreira, J. A., & Petraglia, I. C. (2014). O Programa Universidade para Todos: PROUNI e a democratização do Ensino Superior. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 25–39. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.350

Edição

Seção

Caleidoscópio