Utilizando uma rede de referência virtual para definição de parâmetros que garantam o desempenho de serviços e aplicações

Autores

  • Dellano Lima Fernandes POWER SOLUTIONS
  • Emerson de Jesus Duarte SENAI/SC-Florianópolis
  • Douglas Dylon Jerônimo Macedo SENAI/SC-Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.352

Palavras-chave:

Rede, Simulação de WAN, Teste de software

Resumo

O crescimento da internet como meio de comunicação, aliado a facilidade de acesso, proporcionou também o crescimento da disponibilização de serviços pela rede mundial de computadores. Atualmente, nota-se que grande parte das empresas entrega algum tipo de serviço para seus clientes ou colaboradores por meio de redes de longa distância ou pela Internet. O objetivo deste trabalho é comprovar os benefícios da utilização de uma rede de referência virtual pelas empresas, para definição de requisitos que garantam o desempenho dos serviços e aplicações. Foi implementado um modelo de rede de referência virtual utilizando ferramenta gratuita opensource para simulação de ambiente WAN, por meio do qual, foram testadas as funcionalidades da ferramenta e de alguns dos protocolos/serviços mais utilizados na internet. Os resultados dos testes permitiram constatar o quanto as características inerentes às redes de longa distância ou de melhor esforço como a Internet, impactam na comunicação de serviços/aplicações, comprovando a eficácia do uso da rede de referência virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dellano Lima Fernandes, POWER SOLUTIONS

Tecnólogo em Redes de Computadores graduado pelo SENAI SC. Possui certificação CCNA (Cisco Certified Network Associate), LPI1 (Linux Professional Network Institute) e Itil V3 Foundation. Atualmente é Analista de Sistemas na Power Solutions, atuando na administração da infraestrutura e serviços de rede da Celesc Distribuição (Centrais Elétricas de Santa Catarina).

Emerson de Jesus Duarte, SENAI/SC-Florianópolis

Atua na área de Telecomunicações desde 1975. Participou do grupo de trabalho do serviço III, em sistemas de gerência, coordenado pela Telebrás durante o processo de privatização das empresas de Telecomunicações. Atuou na função de Coordenação em Comunicação de Dados de 2000 a 2009 e exerceu função de Supervisor na área de Desempenho operacional entre 1997 e 2000. Foi responsável pela estruturação (recursos humanos, gerência, elaboração procedimentos, análise/testes/aceitação da rede e serviços, definição de metas e indicadores) do primeiro Centro Nacional de Redes e Serviços da Brasil Telecom no DF. Exerceu função de Coordenador de Desempenho e Segurança de Redes no CNBrt (Centro Nacional Brasil Telecom) em Fpolis. Ministrou cursos de tecnologia C1000 naTelebrás. Ministrou aulas de Gerência de Rede, como professor especialista, na Universidade Católica de Brasília em 2004. Tem pós graduação em Redes e pós graduação em Cenários e Estratégia no Ambiente das Organizações na Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou e defendeu o artigo “Telecomunicações:A Evolução Tecnológica e a Empregabilidade do Setor” no XII SEMEAD. Elaborou o conteúdo da disciplina Serviços de Convergência do curso Técnico em Redes de Computadores PRONATEC SENAI. Atualmente é docente no curso de Graduação em Redes e é Coordenador da Academia Cisco pela Faculdade SENAI CTAI Florianópolis, SC.

Douglas Dylon Jerônimo Macedo, SENAI/SC-Florianópolis

Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia - FATec (2002), mestre (2008) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Conhecimento (PPGEGC), do Departamento de Engenharia do Conhecimento (dEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atualmente é aluno de doutorado. Durante o período do doutorado, esteve atuando como pesquisador visitante na The University of Western Ontario (UWO), em London, Ontario no Canadá.Atua como pesquisador associado do Instituto Nacional de Convergência Digital (INCoD), atuando no Laboratório de Telemedicina (LabTelemed) e no Laboratório de Pesquisas em Sistemas Distribuídos (LaPeSD) da UFSC. Também atua como docente na Faculdade de Tecnologia do SENAI em Florianópolis. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Bancos de Dados Não-Convencionais e Sistemas Distribuídos.

Downloads

Publicado

2013-08-06

Como Citar

Fernandes, D. L., Duarte, E. de J., & Macedo, D. D. J. (2013). Utilizando uma rede de referência virtual para definição de parâmetros que garantam o desempenho de serviços e aplicações. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(1), 141–166. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.352