Modelagens analíticas aplicadas ao controle de custos na gerência da produção e operações

Autores

  • Rodrigo Roratto UFSM
  • Edenilce Alves
  • Waldemar Souza Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.894

Palavras-chave:

Gestão de projetos, Planejamento de custos, pesquisa operacional

Resumo

A gestão de custos em processos de produção é bastante complexa e requer o emprego de adequadas técnicas de análise e controle. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral descrever modelagens analíticas que possam ser adotadas em diferentes situações por quaisquer organizações, a fim de controlar custos no gerenciamento de processos produtivos. Para isso, após uma análise teórica fundamentada em algumas das principais técnicas de pesquisa operacional, construiu-se a modelagem conforme cada situação hipotética preestabelecida, que poderia ser vivenciada por uma organização. Primeiramente, foi apresentado um estudo de caso em que o modelo construído foi baseado na rede PERT/CPM, para a análise do cronograma e orçamento de um projeto. Já em outra situação, foi elaborada uma modelagem matemática, que empregou a técnica de programação linear para o encontro do objetivo de redução de custos num projeto específico. Assim, tais modelagens apresentadas podem ser aplicadas de acordo com a situação objetivada pela organização na gestão de custos de produção, bastando apenas buscar as variáveis e modelar o estudo de acordo com o método que se quer aplicar para análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Roratto, UFSM

Mestre em Engenharia de Produção (UFSM – 2012) e bacharel em Administração de Empresas (UFSM – 2008). No momento, atua como Professor Universitário da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS). Pesquisador técnico do CNPQ na UFSM na área de Gestão de Excelência no Setor Público, Perito Judicial (TJ/RS e JF/RS) e Administrador do quadro técnico-administrativo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com atuação no setor de logística de suprimentos. Possui também experiência em gerência da produção e operações. Ocupou diversos cargos de gestão nessa área, no segmento industrial do setor privado.

Edenilce Alves

Especialista em Controladoria e Auditoria (UNICESUMAR – 2017) e bacharel em Administração em Empresas (FISMA – 2016). No momento, atua no ramo de negócios imobiliários, na área de gestão de projetos para o segmento e desenvolvimento de sistemas de gestão administrativa e operacional, com foco em modelagem de negócios através de tecno-logias de informação, controle produtivo, gestão da qualidade e análise de performance empresarial.

Waldemar Souza, Universidade Federal de Alagoas

Livre-docente pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ (2013), espe-cialidade/disciplina: análise de decisões e gerenciamento de risco. Doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ (2010). Mestre e doutorado em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia - EPGE/FGV-RJ (1993), avaliado como o melhor departa-mento acadêmico de Economia da América Latina. Atividades de Pós-doutorado (pesquisador e profes-sor-visitante), na USP/ESALQ/Departamento de Economia, Administração e Sociologia (2010-2011), e no Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação - IMECC, da UNICAMP (2016). Professor livre-docente sob o regime de 40 h, DE, aprovado em concurso público, área de Finanças, na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, a partir de 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Roratto, R., Alves, E., & Souza, W. (2017). Modelagens analíticas aplicadas ao controle de custos na gerência da produção e operações. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 10(1), 103–119. https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.894