Percepções de construtores e incorporadores sobre industrialização na construção civil em Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.925

Palavras-chave:

Industrialização, Construção Civil, Benefícios, Barreiras, Motivadores

Resumo

Ainda que reconhecido pelo seu potencial para impulsionar a expansão da indústria da construção civil, a pré-fabricação representa uma pequena parcela do mercado brasileiro atual. O presente artigo foi elaborado com o objetivo de analisar o nível de conhecimento e aceitação de construtores e incorporadores sobre o emprego de processos construtivos industrializados para edificações na cidade de Curitiba/PR, contribuindo para a tomada de decisão entre processos tradicionais e industrializados. Por meio de um levantamento com profissionais da região, foi possível traçar um perfil das empresas participantes, bem como suas experiências prévias com industrialização. Também foram analisadas as percepções quanto às principais barreiras e benefícios ao utilizar processos industrializados. Os benefícios que apresentaram maior relação com a pré-fabricação foram atribuídos às características relacionadas ao tempo, qualidade, impactos ambientais e gestão do canteiro, sendo a redução de tempo e o aumento de produtividade os maiores motivadores para empresas. Para barreiras, a falta de conhecimento / experiência e os maiores prazos de planejamento foram os itens com maior concordância quanto a relação com a industrialização. Contudo, as barreiras que mais restringem o seu uso foram: a falta de especificação de pré-fabricação em projeto e o aumento de custo. Por fim, sugere-se a continuidade deste artigo com a expansão do escopo para todo o território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Werneck Senger, Universidade Federal do Paraná

raduado em engenha-ria civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), cursou parte da graduação no Karlsruher Institut für Technologie (KIT), na Alemanha. Concluiu um MBA em Gestão de Obras de Edificações no SENAI e atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) da UFPR, com tema de dissertação em análise de valor de banheiros tradicionais para estabelecimento de comparativo com banheiros industrializados. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos e tem interesse em sistemas construtivos inovadores que contribuam com os três pilares da sustentabilidade na construção civil: ambiental, social e econômico. Lecionou engenharia civil na Faculdade Educacional de Araucária e tem se dedicado aos pro-cessos construtivos industrializados, especificamente aos banheiros pré-fabricados.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Senger, E. W. (2017). Percepções de construtores e incorporadores sobre industrialização na construção civil em Curitiba. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 10(1), 23–43. https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.925