Educação Profissional no Brasil

histórico

Autores

  • Lidiane Soares Wittaczik SENAI/SC - Jaraguá do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.26

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação por competência, Educação – História

Resumo

Este artigo apresenta um panorama histórico da educação profissional, desde os períodos remotos da história até o surgimento de novas tecnologias no setor produtivo nas últimas décadas. Ao tratar da educação profissional no Brasil, o artigo mostra que a formação profissional é realizada por escolas dos setores público e privado e pelas agências do Sistema S, guardando íntima relação com os avanços tecnológicos. Com base na legislação educacional brasileira vigente e diante da responsabilidade das instituições de ensino, de gerar saberes coletivos e flexíveis, sintonizados com as novas bases e novas formas de organização produtiva, fundadas na produção e difusão de inovações de cunho tecnológico, aborda-se a educação por competência como uma metodologia adequada a educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Soares Wittaczik, SENAI/SC - Jaraguá do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB), tendo concluído o mestrado em fevereiro de 2008. Ela adquiriu o grau de Especialista em Interdisciplinaridade pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação (IBPEX) em 2002. Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) no princípio do ano de 2000. Sua área de pesquisa processos e métodos didático-pedagógicas, onde teve como tema Ensino por Competência: A conceção dos Professores do SENAI/SC de Jaraguá do Sul. Lidiane fez seu estágio docente na FURB, com a disciplina de Educação Inclusiva e atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica dos cursos Técnicos e de Tecnologia do SENAI de Jaraguá do Sul.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Wittaczik, L. S. (2008). Educação Profissional no Brasil: histórico. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(1), 77–86. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.26

Edição

Seção

Artigos de Revisão