POTENCIAL DE APLICAÇÃO DE WORKFLOW BASEADO EM REALIDADE AUMENTADA NA INSPEÇÃO EM VÁLVULAS DE SEGURANÇA

Autores

  • Fabio de Argolo de Brito Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Leonardo Rocha de Souza Lima Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Ingrid Winkler Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Keize K. dos Santos Amparo

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v14i2.1105

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) é uma das tecnologias habilitadores da Indústria 4.0 e sua utilização no campo da inspeção está em expansão. Estudos têm demonstrado que a RA facilita a execução de tarefas onde há a necessidade de seguir instruções já que permite a integração entre o ambiente físico e virtual. Diante dos desvios identificados no processo de inspeção em válvulas de segurança verificou-se a oportunidade de propor soluções que propiciem aumento da qualidade e confiabilidade do serviço de manutenção realizado nos equipamentos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar o potencial de aplicação do workflow baseado em Realidade Aumentada proposto por Rossi (2019) para a inspeção em válvulas de segurança. A pesquisa foi realizada em uma empresa de manutenção de válvulas industriais e a metodologia consistiu em definir a área de estudo e identificar as deficiências existentes no processo, analisar o workflow atual de inspeção de válvulas de segurança e avaliar a aplicação do workflow proposto por Rossi (2019) neste processo utilizando a Realidade Aumentada. Os resultados demonstraram que a adoção do workflow proposto por Rossi (2019) melhorou a interação entre o inspetor e os procedimentos, reduziram a quantidade de desvios e elevaram a qualidade e confiabilidade do processo. Portanto, conclui-se que há elevado potencial de melhoria do processo, indicando que a aplicação do workflow proposto por Rossi (2019) em contextos industriais distintos do originalmente proposto é viável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio de Argolo de Brito, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Engenheiro de Controle e Automação graduado pela Faculdade Metropolitana de Camaçari. Pós-graduando do curso de MBI em Manufatura Avançada do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Atualmente é Coordenador de Suprimentos em empresa atuante no setor de manutenção de válvulas e equipamentos industriais com foco na implantação da cadeia de suprimentos 4.0 através de sistemas de gestão, IoT, machine learnig, cloud computing e big data.

Leonardo Rocha de Souza Lima, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Engenheiro de Controle e Automação e Engenheiro de Produção graduado pela Faculdade Metropolitana de Camaçari. Pós-graduando do curso de MBI em Manufatura Avançada do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Atualmente é Coordenador de Produção em empresa atuante no setor de manutenção de válvulas e equipamentos industriais com foco na implantação da gestão lean e Indústria 4.0.

Ingrid Winkler, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Pesquisadora dos PPGs Stricto Sensu em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) e em Modelagem Computacional (MCTI) do Centro Universitário SENAI CIMATEC, é graduada em Computação pela Universidade Mackenzie e Doutora em Administração pela UFBA, com estágio doutoral na Ecole de Gestion - HEC Montreal. Lidera o Grupo de Pesquisa CNPQ Realidade Aumentada, Realidade Virtual e interfaces inovadoras para Interação Humano-Computador na Indústria, Saúde e Educação, onde investiga temas relacionados à Indústria 4.0, Manufatura Avançada, Tecnologias de Produção e Inovação Industrial. Implantou e coordena o HP VIALAB - Laboratório de Computação Visual e Inteligência Artificial e o Laboratório de Pesquisa Aplicada em Realidade Aumentada e Realidade Virtual para a Inovação Industrial. Contribui para o aumento da competitividade da indústria brasileira ao coordenar mais de 20 projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico financiados por players como EMBRAER, SHELL, FORD e Petrobras, entre outros.

Keize K. dos Santos Amparo

Graduada em Engenharia Mecânica pela UNIJORGE e em Tecnólogo em Sistemas Automotivos pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC. Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC. Atua como coordenadora de curso de Lato Sensu no Centro Universitário do SENAI CIMATEC.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Fabio de Argolo de Brito, Leonardo Rocha de Souza Lima, Ingrid Winkler, & Keize K. dos Santos Amparo. (2021). POTENCIAL DE APLICAÇÃO DE WORKFLOW BASEADO EM REALIDADE AUMENTADA NA INSPEÇÃO EM VÁLVULAS DE SEGURANÇA. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 14(2). https://doi.org/10.18624/etech.v14i2.1105