ANALYSIS OF THE INTERSECTION BETWEEN COSTUMES AND MUSIC IN TAYLOR SWIFT'S TEN ERA: A CORRELATION STUDY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v17i1.1334

Resumo

Fashion and music have always shared a close relationship, serving as complementary forms of expression. Fashion often reflects and identifies with various musical styles, and this connection has deepened with the rise of the internet in the 2000s, making artists' fashion choices more visible and influential. Taylor Swift, who debuted in 2006, set records with her first album, remaining on the Billboard 200 longer than any other album of the 2000s. Initially starting in country music, she has since explored various genres, including Country-pop, Pop, Electronic, Rap, Folk, and Alternative, showcasing exceptional versatility in her music. Given this versatility, Swift has had to clearly define the significance of each era through her fashion choices, aligning her style with her evolving musical identity. This research aims to investigate the interplay between music and fashion throughout Taylor Swift’s career, focusing on how her costumes reflect her musical evolution and influences public perception. To achieve these objectives, the study employs a basic research methodology with a qualitative approach, including bibliographical research and a case study of Taylor Swift.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julia de Lima Dassoler, Senai/Criciúma

Meu contato com a moda, de forma acadêmica, foi através de um curso de aprendizagem industrial, em 2013 no SENAI de Criciúma, de Desenhista de Produto de Moda. No ano seguinte, em 2014, ingressei na graduação de Tecnologia em Design de Moda, no SENAI em parceria com a UNESC. Enquanto cursava, estagiei em uma empresa de moda da região, onde permaneci por quase um ano. Lá, passei por todas as etapas do setor produtivo, desde a produção até chegar ao desenvolvimento de coleção. Em 2015 fui convidada para participar da Olimpíada do Conhecimento, programa de extensão do SENAI, e representei a instituição de Criciúma na competição estadual. Desenvolvi habilidades de desenho, modelagem, draping, costura e bordado para participar da competição. Ao conquistar a medalha de ouro na ocupação 31 - Tecnologia da Moda, passei a representar o estado de Santa Catarina e segui com os treinos e capacitações nos diversos âmbitos da moda. Em Agosto de 2016 conquistei o quinto lugar nacional, recebendo medalha de excelência pelo bom desempenho na competição. Ainda em Agosto de 2016 me inscrevi para outro projeto de extensão da instituição, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), no qual trabalhei com diversos alunos de universidades diferentes, bem como tive contato com empresas do setor de moda e design. Consegui chegar até a etapa final, no Design Camp, onde nos imergimos por uma semana de inovação e criatividade, em busca de soluções para problemas diversos das empresas. No primeiro semestre de 2017 realizei a minha pesquisa de Conclusão de Curso, a qual se propunha desenvolver um conceito e formatação de Espaço Colaborativo voltado para a Moda. Em Junho desse mesmo ano defendi a pesquisa, atingindo nota máxima. A instituição SENAI certificou-me com Honra ao Mérito pelo bom desempenho e dedicação durante a minha trajetória acadêmica na graduação de Tecnologia em Design de Moda. No ano de 2018, em Janeiro, entrei como especialista de ensino no SENAI de Criciúma, para lecionar nos cursos de aprendizagem industrial, qualificação profissional, técnico e superior, na área do vestuário. A partir do momento que comecei a lecionar, senti a vontade de me especializar e, em 2019, entrei para o mestrado profissional em Design de Vestuário e Moda na UDESC. Minha pesquisa busca desvendar as formas de incentivo e estímulo da criatividade no desenvolvimento de coleção, sendo que a linha de pesquisa é Moda e Sociedade. Em Outubro de 2019 entrei como treinadora e orientadora de Criciúma para a competição Seletiva Worlskills Shanghai 2021, em que ensino técnicas de desenho, modelagem, encaixe, draping, costura e bordado para a competidora do município.

Guilherme Vieira Alves, Senai/Criciúma

Graduado em Tecnologia em Design de Moda pela UniSenai/UNESC (2023).

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Casagrande Dal Bello, L., de Lima Dassoler, M. J., & Vieira Alves, G. . (2024). ANALYSIS OF THE INTERSECTION BETWEEN COSTUMES AND MUSIC IN TAYLOR SWIFT’S TEN ERA: A CORRELATION STUDY. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 17(1). https://doi.org/10.18624/etech.v17i1.1334