UNIVERSITY WITHOUT WALLS: DIALOGUE OF KNOWLEDGES AS A PRINCIPLE OF INSTITUTIONAL TRANSFORMATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v18i1.1436

Palavras-chave:

Dialogue of Knowledges; University Governance; Academic Leadership; Epistemic Diversity; Higher Education

Resumo

This article analyzes the concept of Dialogue of Knowledges (Diálogo de Saberes) as a guiding principle for university management and governance, based on UNESCO’s conceptual frameworks and the Latin American experience in diverse institutional contexts. Dialogue of Knowledges is understood as a practice that promotes the coexistence of different epistemologies, integrating scientific, traditional, and popular knowledge to overcome the fragmentation between academic fields, institutional functions, and teaching modalities. The theoretical reflection is grounded in Global South authors and seeks to respond to the challenges of professionalizing university leadership, articulating epistemic diversity, intercultural listening, and democratic innovation. The article discusses the implications of this approach for building more inclusive, ethical, and socially engaged institutional models. The study offers insights for redesigning organizational cultures in higher education and for formulating leadership training policies aligned with the public mission of universities.

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Biografia do Autor

Luciano Rodrigues Marcelino, UFSC

Aluno do Curso de Graduação em Psicanálise, pela Universidade Cruzeiro do Sul (Brasil). Pesquisador Pós-Doutorando pelo PPGAU / INPEAU UFSC (Brasil). Professor de Pós-Graduação na American Global Tech University – AGTU (Orlando, Flórida / EUA) na UCSM e na UNSA (Arequipa / Peru), Fundador e Secretário Geral Executivo do Rectoral Board: uma comunidade global com +800 membros signatários, com +170 reitores e +330 mulheres líderes associadas, presente em 33 países (www.rectoralboard.com). Diretor Geral da LUCES LATAM ACADEMY – The Corporate University of Higher Education (https://luces.academy). Diretor Geral de Relações Interinstitucionais da UTPL (Equador), de 2017 a 2024. Vice-Reitor de Desenvolvimento Institucional da UNISUL, entre 2013-2017. Professor do programa IGLU no Centro dos Países Andinos, Centro do México, Centro do Brasil e Centro do Caribe, entre 2006-2021. Doutor em Engenharia de Produção - UFSC (Brasil). Graduado e Mestre em Administração pela UNISUL (Brasil). Especializado em Gestão e Liderança Universitária – Programa IGLU/OUI (Venezuela e Canadá). Professor, pesquisador e consultor técnico em gestão estratégica de governança universitária em 17 países. Fundador da plataforma Uni-ODS – A Universidade Sustentável (www.uni-ods.org). 25 anos atuando como Gestor Universitário. Vencedor do Prêmio Interamericano Gilles Boulet de Gestão Universitária, em 2007, concedido pela OUI (Canadá). Relator Geral do Plano de Ação CRES2018, convidado pelo IESALC UNESCO. Nomeado Embaixador da UNA – Universidade Nacional Aberta (Caracas) para a América Latina e o Caribe. Membro da equipe de especialistas internacionais do projeto de políticas públicas MEN RUN em conjunto com o Ministério da Educação - MinEdu da Colômbia, entre 2022-2023. Revisor do periódico trimestral Internationalization of Higher Education – Policy and Practice, publicado pela DUZ Academic Publishers, sediada em Berlim, Alemanha. Autor do livro Magnífico Reitor Magnífico (www.magnificoreitormagnifico.com). Membro da Comissão científica do Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisas e Extensão – SIMPEX, do UniSenai – SC (Brasil). Membro do Comitê Diretivo Internacional da Revista Multidisciplinária Ciência & Tecnologia, da Universidad Nacional del Callao – UNAC (Peru). Membro Fundador da Rede Latino-americana de Gestão Universitária – RELAGU. Membro do Grupo de Pesquisa do PPGSP – Gestão de Sistemas Produtivos, ACAFE (Brasil) e Membro do Grupo de Pesquisa do PPGEGC – Engenharia de Gestão do Conhecimento / UFSC (Brasil).

Pedro Antônio de Melo, UFSC

Pedro Antônio de Melo é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe ? IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária ? INPEAU. Foi Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU - Região Brasil, da Organização Universitária Interamericana ? OUI, Canadá, de 2010 a 2019. Foi Editor da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL. Desde 2018 é o Chefe do Departamento de Ciências da Administração - CAD, da UFSC.

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Rodrigues Marcelino, L., & Antônio de Melo, P. (2025). UNIVERSITY WITHOUT WALLS: DIALOGUE OF KNOWLEDGES AS A PRINCIPLE OF INSTITUTIONAL TRANSFORMATION. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 18(1). https://doi.org/10.18624/e-tech.v18i1.1436