Projeto de uma classificação de tráfego hostil em redes de computadores

Autores

  • Patryck Ramos Martins SENAI/SC - Florianópolis
  • Rafael da Rosa Righi SENAI/SC - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.33

Palavras-chave:

Segurança computacional, Caracterização de tráfego, Gerência de redes

Resumo

As hostilidades representam um agravante padrão em ambientes computacionais. Os desafios para identificar estes males digitais são constantes perante os pesquisadores. Encontrar o biótipo ideal de sistemas de defesa para combatê-las parece o cerne da solução aplicado por diversas organizações e profissionais de segurança, desprezando a individualidade do âmbito computacional combalido. Este documento define um novo prisma ao tratar e classificar tráfego hostil em redes de computadores, e busca com isso aprimorar o aprendizado sobre cada investida hostil contra sistemas computacionais. O projeto de uma classificação de tráfego hostil em redes de computadores chama-se CLATH. Ele mapeia atos hostis e prepara a organização qualificando o tráfego de dados maléficos de seu domínio. Dentre os pontos fortes desta abordagem, salienta-se a obtenção do nível de segurança de uma organização, índice que pode ser utilizado para acompanhar a evolução da segurança no cenário de rede.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patryck Ramos Martins, SENAI/SC - Florianópolis

Especialista (Pós Graduação - Lato Sensu) em Gestão da Segurança da Informação em Redes de Computadores, tendo concluído a especialização em novembro de 2007. Ele adquiriu o grau de Bacharel em Ciência da Computação na Universidade do Vale do Itajaí, no princípio do ano de 2005. Atualmente é gerente de redes - Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Segurança Computacional.

Rafael da Rosa Righi, SENAI/SC - Florianópolis

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGCC-UFSC), tendo concluído o mestrado em fevereiro de 2005. Ele adquiriu o grau de Bacharel em Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no princípio do ano de 2003. Suas áreas de pesquisa são segurança em sistemas distribuídos, proteção de redes Peer-to-Peer, acordos de níveis de serviço (SLA), mecanismos de controle de acesso não tradicionais e infra-estrutura de chaves públicas. Rafael Righi trabalhou junto à equipe do PoP-SC (Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina) na segurança das redes UFSC e RCT (Rede Catarinense de Tecnologia) e atualmente exerce a função de professor no ensino superior e pós-graduação na Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis. Por fim, Rafael também atua como instrutor do Programa Cisco Networking Academy e possui as certificações CCNA, CCAI e CWNA.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Martins, P. R., & Righi, R. da R. (2008). Projeto de uma classificação de tráfego hostil em redes de computadores. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(1), 18–36. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.33