Gestão da qualidade na educação
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.294Palavras-chave:
Educação, Gestão, QualidadeResumo
A qualidade na educação tem diferentes definições, que dependem do ponto de vista sob qual é analisado. A gestão da qualidade na educação busca a melhoria dos processos, independente da definição aplicável. O objetivo deste artigo é analisar os benefícios da implementação de um sistema de gestão da qualidade na educação com base no ciclo PDCA. O artigo foi escrito com base em um levantamento bibliográfico. A metodologia PDCA tem quatro etapas: planejar, executar, controlar e estabelecer ações que possam corrigir os rumos e encaminhar para um novo ciclo. Ao planejar, estabelecer objetivos e metas, construir métricas, acompanhar indicadores, analisar resultados e propor planos de ações preventivas ou corretivas, estão sendo identificadas as necessidades de interferência e oportunidades de melhoria na educação. O presente estudo identificou alguns casos onde a aplicação da metodologia PDCA em processos educacionais comprova os estudos teóricos que reforçam a importância da implementação de gestão da qualidade na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.